STJ lamenta falecimento de Waldemar Zveiter, ministro da Corte entre 1989 e 2001

​Judiciário. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) comunicou o falecimento do jurista Waldemar Zveiter, que foi ministro do Tribunal entre 1989 e 2001. Zveiter morreu no sábado, dia 3/8. O velório e sepultamento sforam neste domingo, dia 4/8, no Cemitério Israelita do Caju, no Rio de Janeiro.​​​​​​​​​​​​

Nascido em 8 de julho de 1932 em Brasópolis (MG), Waldemar Zveiter foi ministro do STJ de 18 de maio de 1989 até 16 de março de 2001, quando deixou a Corte.

Uma trajetória dedicada ao Direito

Waldemar Zveiter formou-se pela Faculdade de Direito de Niterói, curso concluído em 1957. Durante o exercício da advocacia, presidiu a Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro (OAB-RJ) em dois períodos entre os anos de 1973 e 1976.

Em 1983, foi empossado desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, casa que ocupou até a posse no STJ, em 1989.

Enquanto ministro do STJ, também ocupou cargos no Conselho da Justiça Federal e no Tribunal Superior Eleitoral. Zveiter publicou diversas obras, como O Judiciário e a Constituição e O Superior Tribunal De Justiça, O Federalismo Nacional E Outros Temas.

Waldemar Zveiter deixa os filhos Luiz Zveiter, desembargador decano do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), e Sergio Zveiter, advogado, ex-deputado federal e ex-presidente do Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro (OAB-RJ).

Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM

Fotografia/fonte: STJ

Tags:, ,