Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, convive com os constantes alagamentos que atingem a Estrada do Coco, na frente da loja Insinuante e a Avenida Luís Tarquínio. “Hoje o rio já transbordou. Pelo menos desta vez foi só de um lado já que, desde o início da semana, estamos fazendo limpeza dos bueiros”, afirmou o prefeito Márcio Paiva (PP), na manhã deste sábado, dia 9, logo após a chuva ter dado uma trégua e deixar um rastro de transtornos pela Cidade. “Decretei estado de emergência desde segunda e já demos entrada no Governo deste decreto. Estamos só esperando que a Defesa Civil se pronuncie e, com isso, teremos alguma verba liberada pelo Ministério da Integração Nacional, como um recurso emergencial”, explicou, enaltecendo a importância do apoio dado das equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil na Cidade.
De acordo com Paiva , o rio que sempre transborda, rio Ipitanga, deve passar em breve por uma grande obra que pode mudar o histórico de alagamentos no município. “Serão R$ 118 milhões para fazermos macro drenagem nele e em seus afluentes e já existe um contrato pré-assinado com o governador”, salientou, informando qu ainda não há data para o início das obras. Uma outra solução citada pelo prefeito é a obra do projeto de inversão do Córrego Dois Irmãos. “Queremos tirar a água que vem de Portão e alaga o centro da Cidade. Com a inversão a água irá desembocar no Rio Joanes”, disse. A desapropiação de casas construídas em áreas impróprias é o que impede a celeridade no início das obras”, disse.
Fotos: Leitor
Tags:alagamentos Lauro de Freitas, chuva Lauro de Freitas, Loja Insinuante, PP, prefeito Márcio Paiva, Rio Joanes, rios Lauro de Freitas