Rui defende desoneração do PIS/Cofins para abastecimento de água

normal_1467681242WhatsAppImage201607043
 O governador Rui Costa defendeu a desoneração do PIS e da Cofins, pagos ao governo federal, sobre o abastecimento de água, o que geraria para a empresa pública de abastecimento do Estado até R$ 250 milhões anuais de economia. A defesa foi feita durante o XVIII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), coordenado pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, aberto oficialmente na noite desta segunda (4), com a presença de Rui, e que prossegue até a próxima sexta-feira (8).

“Não faz o menor sentido onerar a distribuição de água para a população rural, no semiárido e de baixa renda. No nosso estado, isso seria uma economia de até 250 milhões por ano, que poderia ser investida na preservação dos mananciais. Se nós tivéssemos esse recurso para financiar a própria manutenção da água na Bahia, seria de grande ajuda”, ressaltou o governador. Ele destacou que os investimentos em abastecimento são altos. “Talvez quem vive no sul e no sudeste não tenha noção de quanta distância é preciso ser vencida para se abastecer todo o Nordeste. Nós temos adutoras de 200 quilômetros na Bahia e isso é muito oneroso”.

Rui destacou também os investimentos do programa Água para Todos. “Em 2007, o [então] governador Jaques Wagner criou o Água para Todos e de lá para cá alcançamos números extraordinários. Chegamos a ordem de quase R$ 9 bilhões investidos em água e esgoto, nos oito anos de Wagner e no meu primeiro ano de gestão. Aqui vai meu reconhecimento ao ex-presidente Lula e à presidente Dilma, os nordestinos viram a água chegar às suas torneiras por este forte investimento em estrutura hídrica”. Conforme Ascom
Foto: Divulgação/Pedro Moraes/GOVBA

Tags:, , , , , ,