Olha aí. O governador Rui Costa participou de um encontro com a presidente de Dilma Rousseff na quinta-feira, dia 19, em Brasília. Durante a reunião, Rui pediu um maior apoio do governo federal para combater o atual momento de seca no estado. Os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Piauí e Paraíba também tiveram representantes no encontro.
“Vamos apresentar um plano de ações emergenciais ao governo federal já na próxima semana. São ações que possam ser executados em, no máximo, seis meses e surtir efeito imediato para o abastecimento de água da população”, afirmou Rui. Batizado de “Plano da Bahia”, o conjunto de ações deve conter solicitação para extensão de rede de abastecimento, poços artesianos, sistemas de água, dessalinizadores, carros-pipa para zona rural, entre outras medidas. O governador explicou que todo o empenho será feito, nessa seleção de realizações, visando conquistar o maior volume possível de recursos federais para “resolver a chegada da água em muitas comunidades que estão precisando de abastecimento”.
Após o encontro com a presidente, o governador determinou à sua equipe a sistematização de ações de rápida execução, informando que o governo federal será parceiro nessas realizações, financiando as execuções. Os ministros da Casa Civil, Jaques Wagner, e da Integração Nacional, Gilberto Occhi, também participaram da reunião. O governo federal vai avaliar cada documento entregue pelos estados e definir o valor que será destinado a cada um.
Foto: Agência Brasil
Tags:encontro com Dilma, governador da Bahia, Rui Costa, Seca na Bahia