Reestruturação das linhas de ônibus começa nesta quinta-feira (12)

Com a reestruturação das linhas de transporte urbano de Salvador, o cidadão terá maior oferta de ônibus em seu bairro de origem e fará o deslocamento para seus respectivos destinos em tempo menor que o praticado atualmente, a partir do Terminal Acesso Norte, que nesta quinta-feira (12) passará a ser uma estação de transbordo, nos mesmos moldes da Lapa ou de Pirajá. Dessa forma, o local servirá como ponto para baldeação de veículos oriundos de 32 localidades da capital baiana, num esforço que remodelará 77 linhas.

A medida, implantada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), diminuirá em até 50% o período da viagem, que cairá de cerca de 1h para 30 minutos, na maior parte dos roteiros, otimizando o itinerário dos passageiros por meio da integração ônibus-metrô. A primeira fase será dividida em duas etapas: uma começa a partir desta quinta-feira (12), com a reprogramação do roteiro de 23 ramais viários da cidade; e a segunda etapa desta primeira fase será implantada no próximo dia 21. Serão quatro fases do trabalho, implantadas de forma gradual até fevereiro de 2018.

Alterações – As principais comunidades beneficiadas com a medida serão Alto do Peru, Fazenda Grande do Retiro, Capelinha, Bom Juá, Pau Miúdo, IAPI, Santa Mônica, Conjunto Marback, Stiep/Centro de Convenções, Vale do Matatu, Cabula, Pernambués, Saboeiro, São Gonçalo do Retiro, Nossa Senhora do Resgate, Conjunto ACM/Arraial do Retiro, Engomadeira, Arenoso, Tancredo Neves, Mata Escura/Jardim Santo Inácio, Sussuarana/Nova Sussuarana/Novo Horizonte.

As linhas distribuidoras para esta fase serão Acesso Norte-Barroquinha (com frota de dez veículos e intervalo de cinco minutos) e Acesso Norte-São Joaquim/Comércio (com frota de seis veículos e intervalo de 15 minutos). Essas linhas darão cobertura aos destinos Sete Portas, Barroquinha, San Martin, Calçada, São Joaquim e Comércio. Bairros como Conjunto Marback, Vale do Matatu, Sussuarana e Nova Sussuarana, Mata Escura, Jardim Santo Inácio e Tancredo Neves levarão passageiros até a estação Acesso Norte.

“Escolhemos começar as mudanças pelo Acesso Norte, pois o terminal permitiu a criação de novas linhas, inclusive ampliando a oferta para os usuários, garantindo um aumento da oferta de viagens para a população. Para que isso ocorresse, foi necessário promover o aumento do número de coletivos que utilizam o terminal. Salvador tem um problema crônico relacionado à superlotação e à distância percorrida pelos ônibus, que estamos resolvendo gradativamente, com o redesenho das linhas. Para isso, realizamos análises, desenvolvemos projetos, nos reunimos com a população, tudo para garantir uma melhor oferta de coletivos aliada à consequente redução do tempo de deslocamento”, explica o titular da Semob, Fábio Mota.

A comunidade está sendo devidamente comunicada, por meio de encontros com lideranças, capacitação de agentes de trânsito e de mobilidade, que estão aptos a informar à população acerca das mudanças realizadas. Para maiores informações e entender como funcionará cada uma das linhas que passam pelo Terminal Acesso Norte o usuário deve acessar o site www.mobilidade.salvador.ba.gov.br Prefeitura de Salvador

 

 

Foto: Ilustrativa

Tags:, ,