A Prefeitura está mobilizada para atuar na redução dos impactos da mancha de óleo que tem atingido diversas praias do Nordeste desde o fim de agosto. Desde a noite da quinta-feira, dia 10/10, agentes da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) encontraram na Praia do Flamengo fragmentos do material e, na manhã desta sexta-feira, dia 11/10, também na praia do Jardim dos Namorados, na Pituba.
A Limpurb conta com uma equipe de 75 agentes de operações especiais, mais dois agentes de coleta, em regime de plantão 24h, realizando o monitoramento de todas as praias de Salvador. Três caminhões e um munck (veículo com guindaste) estão à disposição para auxiliar na operação.
Para a retirada do material, as equipes seguem o protocolo determinado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O resíduo é coletado com um equipamento chamado ancinho, uma espécie de vassoura metálica, depois colocado em recipiente plástico para armazenamento temporário, com impermeabilização de solo, e posterior encaminhamento para unidade de análise e tratamento do material, de responsabilidade do Instituto.
Uma reunião a ser realizada ainda hoje com órgãos municipais, dentre eles as secretarias municipais de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) e Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Defesa Civil de Salvador (Codesal) e Limpurb, deverá traçar um plano de ação para minimizar os efeitos da mancha de óleo nas praias da capital baiana.
Foto/fonte: Secom/PMS
Tags:ÓLEO PRAIAS, praias, Salvador