A tradição do baiano de usar branco às sextas-feiras teve um significado especial nesta sexta-feira, dia 6/2, com o início das obras de construção do Parque Pedra de Xangô, em Fazenda Grande II, Cajazeiras. A ordem de serviço foi assinada no local pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis; do secretário de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), André Fraga; dos presidentes das fundações Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, e Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, demais autoridades, representantes de terreiros e associações, imprensa e populares.
O prefeito lembrou que o compromisso em realizar a construção do parque foi firmado à época do tombamento municipal da Pedra de Xangô, ocorrido em 2017. Com investimento de cerca de R$8,5 milhões e obras a serem concluídas em seis meses, a intenção é dar um novo tratamento à área, permitindo tanto a garantia definitiva da preservação do patrimônio imaterial da cidade e, por outro, oferecer à população de Salvador, principalmente de Cajazeiras, uma nova alternativa de lazer e convivência.
“A iniciativa vai aproximar a população do patrimônio natural da região e vai ser um novo marco para Cajazeiras e toda a Salvador, na medida em que está sendo feita a valorização da cultura e da história, além da preservação da natureza”, afirmou ACM Neto.
“Aqui vai ser um dos locais mais bonitos da cidade. A Pedra de Xangô é um símbolo das religiões de matriz africana, que agora vão ter um espaço para manifestação de fé”, completou Bruno Reis.
Foto: Max Haack/Divulgação/PMS
Tags:PEDRA DE XANGÔ, Salvador