Atenção, folião. A Prefeitura de Salvador apresentou nesta quarta-feira, dia 31/1, os serviços municipais para o Carnaval 2024. A operação, que reúne ações de todas as pastas, empresas, autarquias e órgãos públicos, visa garantir mais segurança, conforto e facilidades tanto para quem vai curtir a folia na Capital baiana como para quem vai trabalhar nela. O evento contou com a presença do prefeito Bruno Reis e de todos os secretários e dirigentes do Poder municipal envolvidos na operação da folia.
A operação de transporte durante o Carnaval vai contar com 140 linhas de ônibus, das quais 126 com funcionamento 24 horas. Uma única linha, gratuita, vai acessar a Avenida Centenário durante o período da festa, em um corredor exclusivo: a C10 – Lapa x Calabar. Serão 72 veículos em operação 24 horas, entre os dias 8 de fevereiro (quinta-feira) e 14 de fevereiro (Quarta-Feira de Cinzas). Haverá pontos especiais de ônibus no Vale do Canela, Avenida Garibaldi, Avenida Centenário e Praça Cayru.
Outra opção de transporte para quem vai curtir a festa é o Expresso Salvador, serviço com linhas expressas que ligam os principais shoppings da Cidade aos circuitos. O trecho custa R$ 18 (incluído o preço do estacionamento para quem deixar o veículo pessoal no shopping). O Expresso terá cinco linhas: Salvador Shopping x Barra (atrás do Vitoria Center); Salvador Shopping x Ondina (Praça Bahia Sol); Shopping Paralela x Barra (atrás do Vitoria Center); Salvador Norte x Barra (atrás do Vitoria Center); e a linha Salvador Norte x Barris (Centro) x Garibaldi (Barris: em frente à Transalvador/ Garibaldi: Instituto de Geociências da UFBA), novidade deste ano. Além disso, a operação terá 18 pontos especiais para táxi, oitos para mototáxi e cinco para embarque e desembarque de veículos por aplicativo.
Duas faixas podem ser usadas exclusivamente por ônibus e táxis: a faixa à esquerda, no sentido Barra, a partir da interseção da Praça Dr. João Mangabeira até o primeiro retorno após o Calabar; e a faixa à direita da Avenida Presidente Costa e Silva, a partir da Arena Fonte Nova, até o acesso à Estação da Lapa. Ambas as faixas serão fiscalizadas eletronicamente por meio de equipamentos fixos e estáticos. Será implantado este ano um novo sistema de controle eletrônico via radar para acesso às zonas de restrição. Dessa forma, os adesivos nos veículos de moradores das regiões próximas aos circuitos contam com a placa impressa em etiqueta holográfica.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fonte: SEMOB/PMS
Fotografia: Divulgação
Tags:carnaval, FOLIÃO, SEMOB, TRANSPORTE CARNAVAL, TRANSPORTE COLETIVO