Seguindo o objetivo de interiorização das ações de segurança pública e sociais, promovidas pelo programa estadual Pacto Pela Vida, prefeitos da Região Metropolitana de Salvador (RMS) foram convidados a participar da reunião mensal de avaliação da iniciativa, realizada na manhã desta quarta-feira (6), na sede do Ministério Público do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
Com a presença do governador Rui Costa, secretários estaduais, além do comandante-geral da Polícia Militar, Anselmo Brandão, do delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito, e de outros agentes públicos envolvidos no pacto, os debates contaram também com a participação dos prefeitos de Camaçari, Ademar Delgado, Lauro de Freitas, Márcio Paiva, e Simões Filho, Eduardo Alencar.
Nos dados apresentados para as cidades representadas no encontro, que discutiu a ocorrência de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI’s), todos os municípios apresentaram redução nos números. A maior ocorreu no município de Simões Filho – 27,9% -, uma vez que nos primeiros quatro meses de 2014 a Segurança Pública registrou 43 casos, enquanto no mesmo período de 2015 foram 31.
De acordo com o prefeito Eduardo Alencar, uma parceria com a PM/Rondesp, para realizar rondas e abordagens durante os finais de semana, e o apoio da Polícia Civil, reduzindo o número de ocorrências policiais na cidade, ajudaram nesse resultado. “Estamos lutando contra as drogas, um problema considerado por mim como responsável por cerca de 80% da causa dos crimes violentos. Gostaria de aumentar o efetivo no município para ajudar na área investigativa e na celeridade para resolução das ocorrências”.
Em Camaçari, de 1º de janeiro até o último dia do mês de abril de 2015, em comparação com o mesmo período do ano passado, o registro de crimes violentos letais intencionais foi 20% menor, o que significa 90 casos registrados em 2014 contra 72 este ano. Para o prefeito Ademar, a instalação de 27 câmeras de segurança já começou, mas observou ainda ser importante garantir o funcionamento deste sistema e da manutenção da parceria do município com os policiais civis e militares.
“Estamos dispostos a fazer tudo o que for possível para fortalecer esta união. Não quero discutir de quem é a responsabilidade institucional da segurança, o que pretendo é ajudar a mudar esse quadro. A redução da criminalidade é importante e temos que comemorar. O desafio, entretanto, é diminuir ainda mais o número de vítimas, porque nossa preocupação é a de salvar vidas, dar tranquilidade à população”, afirmou.
No município de Lauro de Freitas, a redução foi de 14,3%, com 63 ocorrências de janeiro a abril de 2014, contra 54 neste mesmo período em 2015. Segundo o prefeito Márcio, na cidade foi criada uma rede de informações entre as forças da Segurança Pública para dar agilidade à resolução de problemas nesta área. “Coloco-me à disposição para me engajar na luta para reduzir mais ainda esses números”, enfatizou.
Efetivo
O governador Rui Costa informou que foram chamados recentemente cerca de 2 mil policiais militares, que se somarão aos mil convocados em 2014. Até o final do ano deverão ser incorporados ao efetivo da PM, mais 3 mil homens. Além disso, policiais civis do concurso concluído recentemente estarão sendo convocados. Segundo ele, isso não é tudo. “É preciso investir em tecnologia, inclusive em parceria com o empresariado das cidades”.
“A prioridade absoluta é intensificar o videomonitoramento”, ressaltou Rui, ao lembrar que “não podemos pensar que a única solução é o aumento do efetivo, porque temos limitação orçamentária-financeira e a Lei de Responsabilidade Fiscal, que limita nossos gastos com pessoal”. Ele entende que as câmeras dão racionalidade ao trabalho de segurança e, “ainda que não possam impedir os crimes, produzirão material para nortear as investigações e permitirão à justiça a produção de provas”.
Nos resultados consolidados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) para a capital baiana, houve uma diminição de 15,7% dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI’s), passando de 561, nos quatro primeiros meses de 2014, para 473, nos quadrimestre inicial de 2015. Entre os bairros que apresentaram um melhor resultado estão Itapuã, Barra, CIA, Periperi e Tancredo Neves. Itapuã é quem teve a redução mais expressiva: ocorreram 62 casos nos quatro meses iniciais do ano passado, contra 34 para o mesmo período de 2015, ou seja, uma redução de 45,2%.
Foto/fonte: Ascom/SSP-BA
Tags:Governador Rui Costa, Maurício Teles Barbosa, Pacto pela vida, Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria de Segurança Pública, Tribunal de Justiça