E agora? Por decisão unânime na tarde desta terça-feira, dia 21, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) cassou a diplomação do prefeito de Amélia Rodrigues, Toinho do PT. Com cinco votos, o petista pode deixar o cargo, caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acompanhe a determinação do TRE, como acontece geralmente.
Confirmado o cenário, a prefeitura deve ser comandada interinamente pelo presidente da Câmara de Vereadores, Geo Galego (PSB), até que se adote as resoluções do Tribunal para a convocação de uma nova eleição.
Manifestações marcaram a gestão do petista. Apesar de exercer o cargo sob liminar, a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) na Bahia foi favorável ao recurso contra a expedição do diploma do prefeito. Um parecer do Tribunal de Contas dos Municípios apontou improbidade administrativa e irregularidades insanáveis nas contas da prefeitura durante a gestão anterior do petista. As contas foram rejeitadas pelo TCM e pela Câmara de Vereadores local, o que tornou o prefeito inelegível.
Foto: Reprodução


