Polícia Civil segue em busca de dezenas de foragidos por crimes em Jequié e Cidades vizinhas

Sem trégua. A Polícia Civil da Bahia segue em busca de 24 foragidos da Operação Castelo de Cartas, deflagrada em setembro em Jequié e Municípios da Região Sudoeste. A ação já resultou na prisão de 18 pessoas e na desarticulação de parte de um grupo criminoso envolvido em homicídios, tráfico de drogas, comércio ilegal de armas e lavagem de dinheiro.

Na sexta-feira, dia 3/10, a Vara do Júri e Execuções Penais da Comarca de Jequié autorizou, a pedido da Polícia Civil, a divulgação das fotos e nomes dos foragidos, com base no artigo 20 do Código Civil. A decisão judicial destacou que a medida é “um instrumento legítimo e proporcional para viabilizar a localização e prisão de indivíduos de alta periculosidade, que integram uma organização criminosa estruturada e armada, responsável por uma série de homicídios e outros crimes graves”, ressaltando ainda que a publicidade atende ao princípio da proteção social e ao direito da sociedade ao acesso à informação.

Deflagrada em setembro, a Operação Castelo de Cartas cumpriu 30 mandados de busca e apreensão e resultou na apreensão de drogas, balanças de precisão, celulares, veículos e dinheiro em espécie, além do bloqueio de contas bancárias e sequestro de bens avaliados em mais de R$ 2 milhões. As investigações, iniciadas em janeiro de 2025 pelo Núcleo de Homicídios da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié), apontam que a organização criminosa foi responsável por pelo menos 19 homicídios consumados neste ano, todos ligados à disputa pelo controle do tráfico de drogas na região.

A Polícia Civil reforça que denúncias anônimas sobre a localização dos foragidos podem ser feitas presencialmente em qualquer unidade policial, pelo Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (181) ou pelo telefone 190.

Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM

Fotografia/fonte: Polícia Civil

Tags:, ,