POLÍCIA
Reconhecimento Facial da SSP alcança cinco foragidos no primeiro dia oficial do Carnaval de Salvador
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026
Pra cima. Cinco foragidos da Justiça foram captados pelas câmeras inteligentes do Sistema de Reconhecimento Facial, na noite desta quinta-feira (12/2), primeiro dia oficial do Carnaval de Salvador. Os homens tentaram acessar a festa, contudo os agentes de segurança alcançaram eles nos Portais de Abordagem.
Os presos tinham ordem de captura por tráfico de drogas, violência contra a mulher, porte ilegal de arma de fogo e dívida de pensão alimentícia.
Além disso, outros oito criminosos também acabaram capturados com a ajuda da tecnologia nos eventos antes da abertura oficial do evento. No acumulado, a tecnologia da SSP auxiliou as Forças Policiais na localização de 13 foragidos durante os eventos de Pré-Carnaval e na festa oficial de Salvador.
Onze foragidos foram localizados na capital baiana e outros dois nas Cidades de Santa Cruz Cabrália e Lapão. Os procurados respondem a processos por homicídio, roubo e dívida de pensão alimentícia.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: SSP-BA
Portais de Abordagem Saiba qual está mais perto de você, programe-se e chegue mais cedo aos circuitos
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026
Se ligue, aí. Os 53 Portais de Abordagem montados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) nos Circuitos oficiais do Carnaval de Salvador (Dodô, Osmar e Batatinha) podem ser consultados pelo link: https://l1nk.dev/ybGmY .
A ferramenta inédita da SSP para a festa deste ano facilita a escolha do folião para o portal mais próximo, evitando possíveis superlotações em alguns pontos dos circuitos.
Os Portais de Abordagem contam com revistas realizadas pela Polícia Militar, retenção de objetos proibidos e câmeras com Reconhecimento Facial, além da contagem de público.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia/fonte: SSP-BA
Operação Abadá reforça segurança nos pontos de entrega de camisas e fantasias em Salvador
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026
Olha aí. Em meio à alegria e à agitação do Carnaval, a segurança também entra na pauta dos foliões. Um efetivo de 641 policiais militares está mobilizado na Operação Abadá, iniciada na terça-feira (10/2) pela Polícia Militar da Bahia, com o objetivo de reforçar a segurança nos principais pontos de retirada de camisas e fantasias para o Carnaval em Salvador. A Operação Abadá tem como foco a prevenção de furtos e roubos, além de garantir mais tranquilidade aos foliões durante o período que antecede o Carnaval. As ações contam com policiais a pé, viaturas, motocicletas e cavalaria, atuando também na organização do fluxo de pessoas nos locais de maior movimentação.
De acordo com a Polícia Militar, a atuação preventiva é fundamental neste período de grande circulação de pessoas. A corporação orienta os foliões a ficarem atentos aos objetos pessoais, evitarem aglomerações e seguirem as recomendações de segurança durante a retirada dos abadás. “Nosso objetivo é coibir práticas criminosas e proporcionar um ambiente tranquilo para quem vai retirar seu abadá. Nós temos disponibilizado viaturas quatro rodas, viaturas duas rodas, temos também postos fixos, base móvel e policiamento ostensivo a pé que faz abordagem a pessoas nas passarelas e pontos de ônibus. Além dos postos fixos onde as policiais ficam, na verdade, nos entornos, eles também vão dentro do shopping quando solicitado ou quando tem algum elemento suspeito”, destacou a major Poliana Fernandes, comandante da 35ª CIPM.
O esquema especial de segurança envolve policiais do Comando de Policiamento Regional Atlântico (CPR-A), Comando de Policiamento Regional Central ( CPR-C) e das unidades 35ª, 82ª, 1ª e 49ª CIPMs. O policiamento foi intensificado nas imediações dos postos de entrega de abadás, pontos de ônibus, passarelas e nos principais corredores de tráfego. Os principais pontos de entrega atendidos pela operação são o Shopping da Bahia, Shopping Paralela, Salvador Shopping, Parque dos Ventos e Salvador Norte.
“Venho a Salvador passar o carnaval há 20 anos. Pego aqui me abadá e acho muito importante a gente ter a Polícia Militar fazendo a segurança na retirada dos kits e também acompanhando a gente nos blocos. Eu amo Salvador. E a segurança é muito importante pra nós, principalmente pra quem é turista, vem de fora”, completou a carioca e funcionária pública, Simone Lino. A ação segue até a próxima terça-feira (17).
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: SSP-BA
Superintendência de Tecnologia garante funcionamento do Reconhecimento Facial no Carnaval 2026
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026
Olha aí. A Superintendência de Gestão Tecnológica Organizacional (SGTO) da Secretaria da Segurança Pública (SSP) tem garantido que o Sistema de Reconhecimento Facial funcione plenamente no Pré-Carnaval e Carnaval com instalações de mais de 4 mil câmeras nas festas da capital e do interior e na manutenção da rede de computadores da Segurança Pública.
O capitão Joel Gonçalves, coordenador de videomonitoramento da SGTO, destaca o papel da Superintendência. “Nosso esquema especial atua de forma integrada com as festas realizadas no carnaval de Salvador, mas também na folia de Cabrália, Porto Seguro e Barreiras. Teremos plantões no Centro Integrado de Comando e Controle, prontos para respostas rápidas aos acionamentos do circuito”, declarou.
A SGTO também atua no controle e funcionamento pleno das bodycams e da rede nos Postos de Observação Elevada.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: SSP-BA
Coordenador do Carnaval e secretário da Segurança alinham ações com blocos e camarotes
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026
Olha aí. A integração de tecnologia entre outras medidas para proteção de baianos e turistas foram dialogadas na tarde desta terça-feira (10/2), entre o vice-governador da Bahia e coordenador do Carnaval 2026, Geraldo Júnior, o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, e representantes de blocos e camarotes.
A reunião técnica foi realizada no Centro de Operações e Inteligência (COI) da SSP, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Os comandantes-gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, coronéis Magalhães e Aloísio, o delegado-geral da Polícia Civil, André Viana, e o diretor-geral do Departamento de Polícia Técnica, Osvaldo Silva, também participaram do encontro.
Compartilhamento das imagens de câmeras externas dos camarotes (equipamentos direcionados para a avenida) com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da SSP, transmissão de vídeos educativos e acesso aos circuitos foram alguns dos temas debatidos.
“A união de esforços do Governo do Estado com os empresários tem a finalidade de garantir a melhor prestação de serviço para os baianos e turistas, qualificando ainda mais o Carnaval da Bahia”, destacou o vice-governador Geraldo Júnior.
O secretário Werner, por sua vez, agradeceu a parceria com a iniciativa privada e destacou o aperfeiçoamento das medidas preventivas. “Empregaremos 37 mil policiais e bombeiros e todo o planejamento montado será flexibilizado visando a melhoria do atendimento”.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: SSP-BA
Sobe número de foragidos da Justiça capturados com uso do Reconhecimento Facial da SSP durante o pré-Carnaval
terça-feira, 10 de fevereiro de 2026
Olha aí. Mais um foragido da Justiça foi capturado com o auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública nas festas de Pré-Carnaval. No domingo (8/2), um homem procurado por dívida de pensão alimentícia foi localizado e preso no Município de Lapão, após ser identificado por um dos equipamentos instalados em pontos estratégicos da festa.
Após identificação através da ferramenta, guarnições da Cipe Semiárido foram acionadas para efetuar a captura do fugitivo, apresentado à Delegacia Territorial local.
Outras quatro prisões aconteceram no Furdunço e Fuzuê, em Salvador, e no evento da cidade de Santa Cruz Cabrália, no Extremo Sul do estado, pelos crimes de homicídio, roubo e dívida.
O Reconhecimento Facial da SSP é empregado em todos os eventos carnavalescos da capital e do interior. Através dos Terminais de Comunicação Móvel com transmissão LTE, os policiais recebem informações em tempo real para o rápido alcance dos foragidos.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: SSP-BA
Mais de 3 mil policiais militares vão atuar nas festas pré-carnaval
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026
A Polícia Militar da Bahia preparou um esquema especial de policiamento para as festas pré-carnaval, já previstas no calendário, que acontecem no bairro da Barra. Um efetivo total de 3.059 policiais militares estão escalados, com investimento de R$ 344,5 mil em hora extra, para garantir a segurança durante o Furdunço, sábado, dia 7/2, o Fuzuê, domingo, 8/2, a Melhor Segunda-Feira do Pré-Carnaval, dia 9/2 e o Pipoco, 10/2. Com base nos anos anteriores, a expectativa de público é de um milhão de pessoas para cada evento.
As guarnições atuarão em patrulha, radiopatrulhamento, motopatrulhamento e policiamento montado com o uso de viaturas duas e quatro rodas, bases móveis, cavalos, aeronave e drone. No circuito da festa, estarão montadas estruturas como 20 Pontos Elevados de Observação (PEO), que facilitarão a visualização e atuação da tropa, e nove Portais de Abordagem, com o objetivo de impedir a entrada de objetos proibidos.
A atuação é de responsabilidade do Comando de Policiamento Regional da Capital Atlântico (CPRC-A), através da 11ª CIPM, e conta também com o efetivo do Comando de Policiamento Especializado (CPE), do Comando de Policiamento de Missões Especiais (CPME), do Comando de Policiamento de Apoio Operacional (CPAP), da Academia de Polícia Militar (APM) e do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).
A Operação Furdunço será realizada durante o evento, que inicia no sábado (7), das 13h às 4h de domingo (8), com um efetivo exclusivo de 818 policiais. O trajeto é conhecido como Circuito Orlando Tapajós e é percorrido no sentido contrário ao do Circuito Dodô, com início na Ondina, finalizando no Farol da Barra. Já a Operação Fuzuê, que tem o mesmo trajeto, inicia no domingo (8), a partir das 13h e finaliza às 3h de segunda-feira (9), com efetivo 747 policiais militares.
A Operação Melhor Segunda-Feira inicia às 15h de segunda (9) e finaliza às 3h de terça-feira (10), contando com 747 policiais. O evento tem como atração o cantor Xanddy, que puxará um trio elétrico no circuito Ondina/Barra. Na sequência, a Operação Pipoco fecha o último evento pré-carnaval, programada para iniciar às 15h de terça-feira (10), até às 3h de quarta-feira (11), com o cantor Léo Santana, também no circuito Ondina/Barra, com efetivo de 747 militares.
“Nosso efetivo está pronto para atuar com técnica e apoio da inteligência e tecnologia. A Polícia Militar da Bahia é uma referência em policiamento de grandes eventos e nós estamos imbuídos na missão de garantir a segurança com uma atuação de qualidade”, destacou o comandante do CPRC-A, coronel Gabriel Neto.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia/fonte: PMBA
Foragido por homicídio é preso no pré-Carnaval com ferramenta de reconhecimento facial da SSP
domingo, 8 de fevereiro de 2026
Olha aí. Um homem procurado por homicídio foi preso na tarde deste sábado (7/2) no Circuito Orlando Tapajós, entre Ondina e Barra, após ser identificado pelo Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública. Esta foi a primeira prisão realizada com apoio da ferramenta no Pré-Carnaval 2026, em Salvador.
Segundo a SSP, o suspeito passou por um dos pontos monitorados durante a festa e foi detido em seguida por equipes da Polícia Militar. Ele foi apresentado na Polinter, onde permanece à disposição da Justiça.
No âmbito da Operação Carnaval 2026, cerca de cinco mil câmeras serão utilizadas em pontos estratégicos ao longo dos circuitos, tanto na capital quanto no Interior, para auxiliar no monitoramento, na localização de foragidos e na contagem de público. Plataformas de Observação Elevada e Centros Integrados de Comunicação Móveis também estarão presentes nos circuitos de Bairro e do Interior para reforçar o patrulhamento.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: SSP-BA
PMBA tem a primeira mulher no alto escalão
sábado, 7 de fevereiro de 2026PM apreende mais duas pistolas e granada com integrantes de facção no Nordeste de Amaralina
sábado, 7 de fevereiro de 2026
Vixe. Guarnições da Polícia Militar que reforçam o combate ao crime organizado no Nordeste de Amaralina apreenderam na tarde de quinta-feira (5/2), mais duas armas de fogo utilizadas por traficantes de drogas.
Durante patrulhamento, indivíduos foram flagrados armados e praticando a venda de entorpecentes. Na tentativa de prisão, os criminosos adiaram e, após confronto, dois acabaram feridos. A dupla foi socorrida para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu.
Com os criminosos, que integravam uma facção e possuíam passagens pela Polícia por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, os militares apreenderam duas pistolas calibres 9mm e 40, uma granada, carregadores, munições e porções de entorpecentes.
O policiamento segue reforçado no Nordeste de Amaralina por tempo indeterminado. Informações sobre integrantes de facções podem ser repassadas, com total sigilo, através do telefone 181 (Disque Denúncia da SSP).
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: SSP-BA
Polícia Civil reforça atuação no Furdunço e Fuzuê do Pré-Carnaval 2026
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026
Olha aí. A Polícia Civil da Bahia estará presente durante as festas do Furdunço e do Fuzuê, realizadas nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2026, no circuito Orlando Tapajós (Ondina-Barra), que integram a programação do Pré-Carnaval 2026 em Salvador.
As ações serão realizadas de forma estratégica, por meio de um planejamento operacional voltado ao atendimento qualificado ao público, ao registro de ocorrências e à resposta rápida a eventuais incidentes, garantindo maior segurança para foliões e turistas.
Durante os eventos, que reúnem manifestações culturais tradicionais, blocos de rua, fanfarras, bandas de sopro e atrações musicais abertas ao público, as equipes da PCBA estarão distribuídas em postos instalados ao longo do circuito e em delegacias territoriais da região.
O trabalho também inclui o registro de ocorrências, o cumprimento de mandados de prisão e a condução de investigações relacionadas a crimes registrados durante as festividades.
Equipes especializadas também atuarão de forma velada durante os festejos, com o objetivo de prevenir e reprimir delitos. Além disso, serão desenvolvidas ações de orientação ao público, com foco na proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Durante todo o Pré-Carnaval, entre os dias 5 e 11 de fevereiro, mais de 445 postos de trabalho da Polícia Civil estarão em serviço, garantindo atendimento eficiente à população.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Polícia Civil
Governo do Estado vai empregar mais de 35 mil policiais, peritos e bombeiros no Carnaval da Bahia
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026
Olha aí. Com o maior investimento da história (R$ 110 milhões), o Governo do Estado empregará 37 mil policiais, peritos e bombeiros no Carnaval da Bahia 2026. Os dados da Segurança Pública foram apresentados na manhã desta sexta-feira (6), no Centro de Operações e Inteligência (COI).
As Forças Policiais e de Bombeiros aturarão nas festas em Salvador e em outras 149 cidades baianas. Além do incremento no efetivo, o Governo também realiza o maior investimento da história em estruturas policiais, viaturas, aeronaves, drones, embarcações e tecnologia.
Na capital baiana, nos três principais circuitos (Dodô, Osmar e Batatinha) e nos Carnavais de bairro, a SSP empregará 22,5 mil profissionais das Polícias Civil, Militar, Bombeiros e Polícia Técnica.
“Com total apoio do governador Jerônimo Rodrigues, aplicaremos força máxima na proteção dos baianos e turistas. Nossos objetivos são garantir a tranquilidade e também as melhores e mais modernas condições de trabalho para os policiais, peritos e bombeiros”, destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
Monitoramento inteligente
Cerca de 5.000 câmeras serão utilizadas em pontos estratégicos ao longo dos circuitos, na capital e no interior do estado, para auxiliar no monitoramento, localização de foragidos da Justiça e contagem de público.
Plataformas de Observação Elevada (POE) e Centros Integrados de Comunicação Móveis estarão também nos circuitos de bairro e do interior, reforçando o patrulhamento.
Sessenta e seis drones, também equipados com câmeras capazes, inclusive, de realizar análise térmica, ampliarão o rastreio das ocorrências.
Em solo, as equipes também estarão equipadas com Terminais de Comunicação Móveis com a tecnologia LTE, que propicia um canal seguro. Por meio do equipamento, as equipes recebem em tempo real informações e imagens.
Estruturas
Para acessar a festa, os foliões passarão por 53 Portais de Abordagem, com revista por detectores de metal para evitar o ingresso de armas de fogo, entre outros itens que possam oferecer risco.
Mais de 1.800 estruturas, incluindo 530 Postos Elevados de Observação, instaladas ao longo dos trajetos, acomodarão as tropas e também serão utilizados para atender baianos e turistas.
E, por falar em monitoramento, a SSP também estará com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) ativo com a participação de 48 órgãos estaduais, municipais e federais e o Centro Integrado de Inteligência da Segurança Pública (CIISP) atuando, de forma integrada, com agentes em campo.
Os foliões também poderão contar com o Disque Denúncia, recepcionando informações 24 horas, com sigilo total garantido, e integrado com as equipes policiais veladas.
Posso te ouvir?
A Ouvidoria Geral da Segurança Pública manterá, nos três circuitos, equipes profissionais para aferir a sensação de segurança do público durante os dias do evento. Os dados serão analisados diariamente e deverão contribuir para o ajuste das equipes.
O canal também estará em constante integração com as Ouvidorias da Polícia Militar, Civil, Técnica e Corpo de Bombeiros Militar.
Público em vulnerabilidade
Dois Postos Integrados de Prevenção à Violência estarão instalados em Ondina e na região da Praça Municipal, realizando o acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade, além de ações de conscientização e prevenção à criminalidade.
Além da Superintendência de Prevenção à Violência da SSP, o espaço contará com especialistas das Secretarias de Políticas para as Mulheres (SPM), de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), de Promoção da Igualdade Racial e de Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) e da Defensoria Pública.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: SSP-BA
Operação cumpre mandados contra organização criminosa e prende advogado investigado por tráfico e homicídios
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026
Vixe. Uma operação realizada com equipes da Polícia Civil e Militar realizou o cumprimento de mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra integrantes de organização criminosa investigada por tráfico de drogas e homicídios na quinta-feira (5/2), no Município de Utinga. A ação resultou na prisão de três pessoas, entre elas um advogado apontado como liderança estratégica do grupo.
A operação foi deflagrada a partir de investigações que identificaram a atuação estruturada da organização criminosa, com divisão de funções, hierarquia definida e vínculo com um grupo criminoso do estado de São Paulo. De acordo com as investigações, os suspeitos exerciam influência no tráfico de drogas em Utinga e mantinham conexões com a comercialização de entorpecentes em Salvador.
Liderança investigada
As apurações indicam que o núcleo de comando era exercido por um advogado de 35 anos, ex-candidato a cargo eletivo no município, preso no centro de Utinga. Conforme a investigação, ele utilizava sua posição social e profissional para coordenar e direcionar as atividades ilícitas do grupo. Contra o investigado foram cumpridos mandados por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
Durante o cumprimento das medidas judiciais em um imóvel vinculado ao advogado, os policiais localizaram e destruíram uma plantação de maconha. No local foram apreendidos 12 sacos de maconha, sementes e mudas da droga, porções de cocaína, uma pistola calibre 6.35, computadores, dinheiro em espécie, notebook, aparelhos celulares, balanças de precisão e materiais utilizados na embalagem de entorpecentes.
Outros dois investigados, de 43 e 40 anos, foram presos em Utinga em cumprimento a mandados judiciais. Durante as buscas, foram apreendidas munições, dispositivos eletrônicos e aparelhos celulares. Todo o material recolhido será submetido à perícia técnica.
Ao todo, a operação teve como objetivo o cumprimento de seis mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão. As equipes seguem em diligências para localizar outros investigados e apreender armas e drogas relacionadas à atuação do grupo criminoso.
Participaram da ação equipes da 12ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itaberaba), dos Grupos de Apoio Tático e Técnico à Investigação (GATTI/Paraguaçu, GATTI/Chapada e GATTI/Diamantina), da 13ª Coorpin/Seabra, da 14ª Coorpin/Irecê, das delegacias territoriais de Itaberaba, Baixa Grande, Ipirá e Macajuba, além de unidades da Polícia Militar, incluindo CPR-Chapada, Rondesp/Chapada e Cipe/Chapada. As investigações continuam com o objetivo de desarticular completamente a estrutura financeira e operacional da organização criminosa.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: SSP-BA
Polícia Civil desarticula esquema de furto de gado e abate clandestino no Interior da Bahia
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026
Vixe. Uma operação da Polícia Civil desmantelou um esquema estruturado de furto de gado, abate clandestino e comercialização irregular de carne bovina no Sul e Sudoeste da Bahia. A ação, realizada na manhã de quarta-feira (4/2), resultou no cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão em açougues das Cidades de Pau Brasil e Porto Seguro.
Em Pau Brasil, dois estabelecimentos foram fiscalizados. Em Porto Seguro, a ofensiva se concentrou em 12 açougues, levando à prisão de seis pessoas em bairros como Cambolo, Baianão e no distrito de Pindorama. Entre os detidos, está uma mulher suspeita de coordenar a logística de aluguel dos veículos utilizados no transporte dos animais furtados.
As investigações apontam que o grupo atuava há aproximadamente cinco anos, causando um prejuízo estimado em R$ 2 milhões a produtores rurais da região. De acordo com a apuração, proprietários de açougues participavam do esquema, utilizando seus estabelecimentos para conferir uma falsa aparência de legalidade à carne obtida ilicitamente.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Polícia Civil
Operação desarticula esquema de fabricação ilegal de armas na Bahia
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026
Pra cima. A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã desta quarta-feira (4/2), a Operação Forja Clandestina, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida na fabricação ilegal de armas de fogo. As investigações apontam que o grupo produzia armamento de forma artesanal para abastecer uma organização criminosa com atuação em Salvador e em Municípios do Interior do Estado.
Até o momento, foram cumpridos dois mandados de prisão e seis mandados de busca e apreensão. Dois investigados foram presos no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, entre eles o principal alvo da operação, um homem de 35 anos, apontado como responsável pelo local onde funcionava o esquema criminoso. No mesmo endereço, uma mulher de 31 anos também foi presa. Além das prisões preventivas, ambos foram autuados em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.
Durante o cumprimento dos mandados, os policiais civis apreenderam uma espingarda calibre 12 de fabricação artesanal, além de dois tabletes de maconha, reforçando a vinculação do grupo com outros crimes associados à criminalidade organizada.
As informações indicaram que os investigados estariam adquirindo com frequência réplicas de armas de airsoft, insumos balísticos e peças metálicas utilizadas na conversão desses equipamentos em armas de fogo. As compras eram realizadas em grande escala por meio de plataformas digitais. Segundo a investigação, um dos suspeitos adquiriu cerca de 87 réplicas, outro aproximadamente 30 unidades e uma terceira investigada mais de 50, além de acessórios compatíveis com calibres de uso restrito, como o 9mm.
De acordo com o diretor do DEIC, Thomas Galdino, os investigados possuíam conhecimento técnico para a fabricação artesanal de armas de fogo. “Essa capacidade foi confirmada pela existência de serralherias registradas em nome de dois dos alvos e pela apreensão de ferramentas utilizadas na usinagem e montagem de sistemas de disparo. As investigações também apontam que o grupo mantinha ligação direta com integrantes de organização criminosa, fornecendo armas utilizadas em crimes como homicídios e roubos qualificados”, destacou.
A operação é coordenada pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC). As apurações tiveram início a partir de denúncias recebidas pela Delegacia Especializada Antissequestro (DAS), unidade vinculada ao DEIC, e de ações de inteligência desenvolvidas pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). As diligências continuam, com o objetivo de cumprir mais um mandado de prisão contra outro suspeito que está foragido.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: SSP-BA
SSP emprega mais de 700 policiais e bombeiros e Reconhecimento Facial na Lavagem de Itapuã
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026
Olha aí. A Lavagem de Itapuã, realizada nesta quinta-feira (5/2), conta com operação especial da Secretaria da Segurança Pública (SSP) para o evento. O esquema contará com mais de 700 policiais e bombeiros, distribuídos em equipes de cavalaria, de duas e quatro rodas, helicópteros, duas embarcações e Unidades Móveis de Perícia.
A Lavagem de Itapuã ainda vai contar com câmeras de Reconhecimento Facial e de Placas, Plataforma de Observação Elevada, Postos Elevados de Observação, Portais de Abordagem e Rádios LTE.
Ativação CICC
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) será ativado durante todo o dia da Lavagem, com a participação de órgãos estaduais e municipais, para fiscalização completa do evento. A célula permite um tempo resposta mais rápido no acompanhamento da festa e um auxílio mais célere para as equipes em campo.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: SSP-BA
PMBA tem mais de 100 promoções e faz história com primeira mulher coronel da corporação
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
Olha aí. Na terça-feira (3/2), o governador Jerônimo Rodrigues assinou a promoção de 130 novos oficiais da Polícia Militar da Bahia (PMBA). Destes, sete novos coronéis. O destaque ficou para um marco histórico: a então tenente-coronel Ivana Teixeira, do Departamento de Saúde, se tornou a primeira mulher a ser elevada à patente máxima em 200 anos. A promoção dos oficiais foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (4/2).
“É um sentimento de felicidade por ter a carreira coroada pela promoção, mas também é a responsabilidade de representar todas as mulheres da Polícia Militar. Que esse caminho, essa porta que agora se abre, seja apenas um início para que outras tantas estejam aqui brevemente”, afirmou a agora Coronel Ivana.
A ascensão dos oficiais reconhece o trabalho e a dedicação de quem está na linha de frente. “Estamos aqui demonstrando nosso respeito. Aos que assumem a nova missão e recebem a nova patente, desejo sucesso e responsabilidade no compromisso com a Polícia Militar. Reafirmo minha confiança na Polícia Militar, estabelecida aqui com essas novas nomeações”, considerou o governador.
As promoções fazem parte das ações do Governo do Estado para valorizar a tropa e fortalecer a segurança pública. “Estamos promovendo coronéis, majores e capitães. É uma forma de demonstrar sensibilidade e compromisso permanente com a segurança pública, especialmente com a Polícia Militar”, destacou o comandante-geral da PM, coronel Antônio Magalhães.
A expectativa é que a medida traga mais motivação para os policiais e melhore ainda mais o atendimento à população baiana. “O governo segue investindo na Polícia Militar da Bahia, força bicentenária e patrimônio dos baianos. As 130 promoções recompõe o quadro de oficiais e cumpre um compromisso da gestão, fortalecendo ainda mais a corporação”, considerou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: SSP-BA
Polícia Civil prende homens por extorsão a turistas no Farol da Barra em Salvador
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
Desmascarados. Dois homens foram presos na desta terça-feira, dia 3/2, lá no Farol da Barra, em Salvador, durante ação da Polícia Civil da Bahia que cumpriu mandados de prisão preventiva pelos crimes de extorsão qualificada contra turistas. As investigações apontam que os sujeitos atuavam de forma recorrente na prática criminosa e já possuíam antecedentes criminais, sendo que um deles responde também por tráfico de drogas.
As prisões dos caras de 27 e 28 anos, foram realizadas após trabalho de inteligência e monitoramento dos alvos. De acordo com a apuração policial, os investigados se apresentavam como pintores corporais e abordavam turistas oferecendo pinturas com desenhos tribais. Em diversas situações, o serviço era realizado sem o consentimento das vítimas ou, mesmo quando autorizado, os sujeitos passavam a constranger e ameaçar os turistas após a conclusão da pintura, exigindo o pagamento de valores abusivos. Caso não houvesse o pagamento, as vítimas eram ameaçadas de agressão física.
Após diligências investigativas, a Polícia Civil representou pelas prisões junto ao Poder Judiciário, que deferiu os pedidos. Os mandados foram cumpridos pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), por meio da Delegacia de Proteção ao Turista (DELTUR), com apoio do Departamento de Inteligência Policial (DIP). Após o cumprimento das ordens judiciais, os presos foram encaminhados à Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter), onde permanecem custodiados à disposição do Poder Judiciário.
De acordo com a delegada Marcela Abreu, titular da Delegacia de Proteção ao Turista (DELTUR), a Polícia Civil segue atenta a esse tipo de crime e atua de forma integrada com as demais forças de segurança para garantir a proteção dos turistas e da sociedade baiana. “Com a chegada do verão e o aumento do fluxo de visitantes, alguns criminosos tentam se aproveitar dos turistas para aplicar golpes e cometer crimes. Nosso trabalho é permanente, com ações de inteligência e repressão qualificada, para coibir essas práticas e assegurar que a Cidade continue um destino seguro”, destacou a delegada.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia/fonte: Polícia civil
Festa de Iemanjá termina sem crime grave e com redução no número de furtos
terça-feira, 3 de fevereiro de 2026
Olha aí. A Festa de Iemanjá, encerrada na madrugada desta terça-feira (3/2), no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, terminou sem registro de crime grave contra a vida. Mais de 1.100 policiais e bombeiros atuaram no festejo e garantiram a tranquilidade de baianos e turistas.
Nos Portais de Abordagem, estruturas montadas pela Polícia Militar nos acessos ao festejo, 1.353 objetos proibidos foram apreendidos pelas equipes foram recolhidos, evitando a utilização dos materiais para o cometimento de crimes.
Uma arma de brinquedo, drogas, facas, tesouras, garfos, frascos de perfumes e desodorantes, isqueiros, e pentes garfo ficaram retidos nos Portais.
Ocorrências
Entre as ocorrências registradas pela Polícia Civil durante o festejo, o número de furtos caiu 36,7%, saindo de 155 casos em 2025 para 98 neste ano graças a atuação ostensiva e de inteligência das Forças da Segurança.
Trinta e um roubos foram registrados e três pessoas foram presas em flagrante, entre ela uma capturada pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, acessório ou munição, após ser encontrada com nove munições calibre 380.
Tecnologia
A festa também contou com o emprego da nova Plataforma de Observação Elevada (POE), que possui nove câmeras embarcadas, sendo cinco com a tecnologia do Sistema de Reconhecimento Facial e quatro do de Placas Veiculares, chegando a operar, de forma simultânea, com até 15 câmeras.
Ela auxiliou monitoramento contínuo do evento, reforçando o atendimento ágil e eficiente, com resposta rápida nas ocorrências, em especial na identificação de foragidos da Justiça.
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) também foi ativado durante todo o evento, reunindo 20 órgãos estaduais e municipais.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: SSP-BA
Dupla é presa com motocicletas roubadas e clonadas
terça-feira, 3 de fevereiro de 2026
Em cana. Dois homens foram presos em flagrante pelos crimes de receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor, na segunda-feira, dia 2 de fevereiro, durante ação policial na BR-101, trecho do Município de Conceição da Feira.
Investigadores da Delegacia Territorial (DT) da Cidade, após denúncias de que no local estariam ocorrendo roubos de motocicletas, realizaram diligências na área. Durante a abordagem, os sujeitos tentaram fugir, mas foram alcançados pelos policiais.
Com um dos investigados, foi apreendida uma moto com indícios de clonagem na placa identificadora. O comparsa dele estava com outra moto, com restrição de roubo, ocorrido no dia 27 de janeiro deste ano, no Povoado do Cruzeiro, naquele Município.
Os veículos apreendidos foram encaminhados para análises periciais. Os investigados foram apresentados na unidade policial, onde passaram pelos procedimentos de praxe e seguem custodiados à disposição do Poder Judiciário.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia/fonte: Polícia Civil


