POLÍCIA
Operação é deflagrada contra organização criminosa liderada por deputado estadual
quarta-feira, 1 de outubro de 2025
A pressão subiu. Dez pessoas, entre elas o deputado estadual Kléber Cristian Escolano de Almeida, o Binho Galinha, são alvos da ‘Operação Estado Anômico’, deflagrada manhã desta quarta-feira, 1º, de forma conjunta pelo Ministério Público da Bahia, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco); pela Polícia Federal, Receita Federal e pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), através da Força Correcional Integrada (Force) e da Corregedoria da Polícia Militar.
Estão sendo cumpridos mandados de prisão preventiva e busca e apreensão em endereços residenciais e uma empresa, nas cidades de Salvador, Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos. A operação investiga a atuação de uma organização criminosa com estrutura complexa, envolvida em crimes como lavagem de dinheiro, jogo do bicho, agiotagem, receptação qualificada, comércio ilegal de armas e associação para o tráfico. Segundo as investigações, mesmo sob medidas cautelares, o parlamentar manteve a liderança do grupo, utilizando empresas de fachada e “laranjas” para movimentar recursos.
A Justiça determinou o bloqueio de até R$ 9 milhões em bens dos investigados e a suspensão das atividades de uma empresa usada para lavagem de dinheiro. A operação é um desdobramento da ‘Operação El Patrón’, deflagrada em dezembro de 2023, que já resultou em denúncias do MPBA contra 15 pessoas, incluindo o deputado e familiares.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: SSP-BA
Operação da PF apreende mais de mil produtos eletrônicos irregulares
terça-feira, 30 de setembro de 2025
A pressão subiu. Uma operação deflagrada na manhã de segunda-feira (29/9), em Salvador, pela Polícia Federal, resultou no cumprimento de 11 mandados de busca em apreensão. A ação visa desarticular pessoas físicas e jurídicas que comercializam produtos eletrônicos importados, de forma criminosa, sem o devido pagamento dos tributos.
De acordo com a PF, foram apreendidos cerca de 1.500 unidades de produtos eletrônicos, dentre eles celulares, relógios, fones de ouvido, notebooks, tablets. Além de quatro veículos, a quantia de R$ 57 mil e imóveis.
Os investigados responderão pelo crime de Descaminho, com pena de reclusão de até 4 anos, além de multa. A operação também realizou apreensões na Cidade de Ituberá.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Polícia Federal
Homem é morto a tiros após ser raptado dentro de casa
terça-feira, 30 de setembro de 2025
Vixe. Um homem de 27 anos, foi morto a tiros no domingo (28/9) no povoado Ponto do Maneca, em Eunápolis, no Interior da Bahia.
Segundo a Polícia Civil, a vítima foi raptada dentro de casa por suspeitos e executada em seguida. A 1ª Delegacia Territorial do Município já abriu investigação para apurar autoria e motivação do crime.
Equipes do 28º Batalhão da Polícia Militar foram acionadas por moradores e encontraram Reginaldo sem vida. O óbito foi confirmado por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: PM-BA
Família é internada após consumir iogurte que estaria envenenado na Bahia
segunda-feira, 29 de setembro de 2025
Vixe. Quatro membros de uma família foram internados após consumirem iogurtes possivelmente envenenados em Vitória da Conquista, no Interior da Bahia. O caso ocorreu no sábado (27/9), em uma residência no Bairro São Vicente.
De acordo com a Polícia Civil, o casal e os dois filhos ingeriram o alimento comprado pelo homem, que segue internado em estado grave. A mulher já recebeu alta médica, enquanto as crianças continuam hospitalizadas, mas não correm risco de vida.
Peritos estiveram na casa da família e encontraram iogurtes com resíduos de substâncias desconhecidas, que foram encaminhados para análise. Os laudos ainda são aguardados para esclarecer o ocorrido.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Polícia Civil
Carro com som do tipo “paredão” é apreendido em Bairro de Salvador
domingo, 28 de setembro de 2025
Olha aí. Policiais Militares encaminharam à Delegacia um automóvel com som DE “paredão”. O caso aconteceu na noite de sábado, dia 27/8, na Rua Iriguaçú , no Bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.
A Polícia Militar informou que equipes da da 19ª CIPM realizavam a Operação Paredão no Bairro. Assim, os militares visualizaram um veículo com equipamento sonoro com volume exacerbado em via pública.
Diante dos fatos, os policiais encaminharam o carro e o proprietário à Central de Flagrantes para a adoção das medidas cabíveis.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: 19ª CIPM
Polícia mete fogo em plantação com milhares de pés de maconha na Bahia
domingo, 28 de setembro de 2025
Olha aí. Na manhã de sexta-feira (26/9), policiais militares queimaram um plantio com cerca de 30 mil pés de maconha, no povoado de Teiú, Distrito de Quicé, Zona Rural da Cidade de Senhor do Bonfim, no Norte da Bahia. Os militares do 6° Batalhão de Polícia Militar não divulgaram informações sobre prisão.
Durante a ação, os militares localizaram uma cabana improvisada utilizada para apoio no cultivo. No local foram apreendidos um saco plástico grande, transparente, contendo pés de maconha, além de dois sacos plásticos com erva seca e outro com várias sementes da droga.
Também foram encontrados cinco tabletes de maconha prensada, uma bomba d’água, um carregador de rádio comunicador e uma motocicleta, sem placa e com chassi suprimido.
Após a coleta do material para apresentação na Delegacia, o restante da plantação foi incinerado para erradicar completamente o cultivo.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação/PMBA
Policial é preso em flagrante suspeito de comercializar armas com integrantes de facção
sexta-feira, 26 de setembro de 2025
Êta. Um policial militar, que teve mandados de busca e apreensão cumpridos, em Vitória da Conquista, no Interior da Bahia, por suspeita de comércio de armas com organizações criminosas, acabou preso em flagrante por posse ilegal de munições, durante a Operação Barút, na quinta-feira (25/9).
Nas residências do militar foram apreendidos pelas equipes da Força Correicional Especial Integrada (FORCE) da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e da Corregedoria da Polícia Militar (Correg) 160 munições calibres 9mm, 380, 30 e 40, além de celulares e documentos.
O preso e todo material recolhido foram apresentados no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep).
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: SSP-BA
Polícia Civil da Bahia prende suspeito de assaltos a banco foragido da Paraíba
quinta-feira, 25 de setembro de 2025
Na cadeia. Um homem de 33 anos, suspeito de participar de assaltos a bancos na Paraíba, foi preso na quarta-feira, 24/9, no Povoado do Junco, Zona Rural do Município de Juazeiro, Norte da Bahia. O indivíduo é apontado como integrante de grupo criminoso responsável por ataques a agências bancárias no Estado, incluindo a explosão do cofre da agência do Banco do Brasil em Conceição e a destruição de um caixa eletrônico em Serra Redonda.
Durante as ações, os criminosos mantiveram moradores como reféns e espalharam grampos nas estradas para dificultar a perseguição policial. O suspeito estava escondido em uma roça, e a prisão foi realizada após trabalho de inteligência e troca de informações entre as equipes policiais da Bahia e de Pernambuco. Após os procedimentos legais, ele realizou os exames de praxe e permanece custodiado na Delegacia Territorial de Juazeiro, à disposição da Justiça, que deve determinar seu recambiamento para o Estado de origem do mandado.
O mandado de prisão preventiva, expedido pela Vara Única da Comarca de Conceição/PB, foi cumprido pelo Grupo de Apoio Tático e Técnico (GATTI/Norte) da Polícia Civil da Bahia, com apoio da Diretoria Regional de Polícia Civil do Interior (DIRPIN/Norte-Leste), da Delegacia de Homicídios de Juazeiro, da 17ª Coordenadoria de Polícia do Interior (COORPIN/Juazeiro) e da Polícia Civil de Santa Maria da Boa Vista, em Pernambuco.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia/fonte: Polícia Civil/SSP-BA
Operação resulta em prisões contra o tráfico de drogas em quatro Cidades da Bahia
quinta-feira, 25 de setembro de 2025
Vixe. A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na quarta-feira (24/9), a Operação Lanius, voltada ao combate ao tráfico de drogas com ramificações nos Municípios de Itaberaba, Boa Vista do Tupim, Ruy Barbosa e Irecê. Na ação, foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva e nove de busca e apreensão, todos expedidos pela Justiça da Comarca de Itaberaba, tendo como alvos integrantes do mesmo grupo criminoso.
Três pessoas foram presas em Itaberaba, uma em Boa Vista do Tupim e uma em Ruy Barbosa. Em Irecê, foi cumprido mandado contra um detento já custodiado no presídio local, apontado como líder da organização criminosa. Os presos são investigados por articular a distribuição de entorpecentes.
A ação foi coordenada pela Delegacia Territorial de Itaberaba – 12ª Coorpin, com apoio do Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (CATTI Paraguaçu), das Delegacias Territoriais de Iaçu, Ruy Barbosa, Boa Vista do Tupim, Ipirá e Baixa Grande, além da 14ª Coorpin/Irecê.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: SSP-BA
Operação cumpre mandados contra grupo criminoso envolvido em homicídios, tráfico e lavagem de dinheiro
quarta-feira, 24 de setembro de 2025
Pra cima. A Polícia Civil da Bahia deflagrou a Operação Castelo de Cartas, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido em homicídios, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A ação aconteceu na manhã desta quarta-feira (24/9)
A operação conta com trabalho de inteligência e investigações conduzidas durante quatro meses. Os policiais cumprem mandados de prisão preventiva, internação de adolescentes infratores, buscas e apreensões, além do bloqueio de contas bancárias.
A ação mobiliza 120 policiais civis, distribuídos em 30 equipes de unidades da região sudoeste da Bahia, com foco em Jequié, mas também com cumprimento de mandados em outros estados e cidades. Entre os alvos, estão mandados para o Rio de Janeiro e o Pará, além de determinações em Eunápolis, Salvador e Feira de Santana.
A Castelo de Cartas é coordenada pela 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié). O Núcleo de Homicídios de Jequié e da Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Sudoeste) apoia a ação.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Polícia Civil
Polícia desmonta acampamento de facção usado para tráfico de drogas em Bairro de Salvador
quarta-feira, 24 de setembro de 2025
Pra cima deles. A Polícia Civil da Bahia, por meio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), desarticulou um acampamento ligado a uma facção criminosa, instalado em uma área de mata no Bairro de Itapuã, em Salvador. O local servia de apoio para atividades do tráfico de drogas. A ação aconteceu na tarde de terça-feira (23/9).
Durante a ação, os policiais encontraram dois esconderijos onde eram guardadas bombonas, geralmente utilizadas para armazenar drogas e armamentos. Também foram apreendidas balanças de precisão e diversos materiais de embalagem, evidenciando o uso do espaço pela facção.
O acampamento foi totalmente destruído pelas equipes, inviabilizando sua reutilização pelos criminosos.
A operação faz parte das estratégias permanentes da Polícia Civil no enfrentamento ao tráfico de drogas à presença de facções em Salvador na Região Metropolitana. Todo o material recolhido foi encaminhado para análise e as investigações seguem para identificar os responsáveis pela estrutura criminosa.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Ponte: Polícia Civil
Mais de 200 porções de droga são apreendidas durante operação em Bairros de Salvador
terça-feira, 23 de setembro de 2025
A pressão subiu. Durante uma operação na manhã de segunda-feira (22/9) nos Bairros de Vista Alegre e Fazenda Coutos, em Salvador, mais de 200 porções de drogas foram apreendidas. A ação resultou na condução de um homem e de um adolescente.
O militares realizavam patrulhamento na região quando avistaram dois indivíduos que, ao perceberem a presença policial, tentaram fugir, mas foram alcançados.
Material apreendido
Durante a abordagem, os policiais encontraram com os suspeitos 194 trouxinhas de maconha, 77 pedras de crack, 39 pinos de cocaína, R$ 24,00 em espécie, dois aparelhos celulares e um radiocomunicador.
Os envolvidos foram encaminhados à Delegacia do Adolescente Infrator (DAI) e à Central de Flagrantes, para registro do fato.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: PMBA
PM apreende câmera de monitoramento clandestino em Bairro de Salvador
segunda-feira, 22 de setembro de 2025
Vixe. Militares da 37ª CIPM, durante patrulhamento, retiraram uma câmera de vigilância clandestina, na localidade conhecida como “Milho”, no Bairro do IAPI, em Salvador, na manhã de domingo (21/9).
O equipamento havia sido instalado de forma ilegal para monitorar a movimentação da polícia e facilitar práticas criminosas.
A câmera foi apreendida e apresentada na Central de Flagrantes, onde foram adotadas as medicas cabíveis.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação / SSP-BA
Ação integrada localiza fuzis em Porto Seguro; tiroteio deixou 3 mortos
domingo, 21 de setembro de 2025Pra cima. Guarnições da Polícia Militar da Bahia, em ação integrada com equipes da SSP e das Polícias Civil e Federal, apreenderam quatro fuzis, além de 14 carregadores, munições, drogas e uma granada, na madrugada de sexta-feira, dia 19/9, na Cidade de Porto Seguro, Extremo Sul da Bahia.
Os policiais desenvolviam ações de patrulhamento na Zona Rural do Município, como parte das ações desencadeadas durante a Operação Dominus Areae, que acontece na Cidade, quando se depararam com um grupo de criminosos armados que, diante da presença dos militares, atirou contra as equipes. Houve revide e, após o confronto, foram encontrados três indivíduos feridos, que foram socorridos para uma unidade hospitalar da Cidade, onde não resistiram aos ferimentos.
Na ação, foram apreendidos quatro fuzis calibre 556, 12 carregadores para fuzis e dois para pistolas, totalizando 14 carregadores, munições de calibres 5,56 e 380, uma granada, dois rádios comunicadores e porções de maconha e cocaína. Participaram da apreensão guarnições do Comando de Policiamento Regional do Extremo-Sul (CPR-ES), do 8º BPM, do BOPE e da CIPT/Rondesp Extremo-Sul, além de equipes da Polícia Civil (Core e DTE).
Todo o material apreendido foi encaminhado para o registro da ocorrência junto à Delegacia local da Polícia Civil.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia/fonte: Polícia Militar
Polícia apreende quase meia tonelada de drogas em Cidade baiana
sábado, 20 de setembro de 2025
Vixe. Quase meia tonelada de maconha foi apreendida pela Polícia Civil na sexta-feira (19/9), no Bairro Mangabeira, em Feira de Santana, na Bahia. A ação foi conduzida pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR/Deic).
A operação teve início após a investigação de um veículo roubado, mas levou à descoberta de um esquema de tráfico de drogas. No local, as equipes encontraram caixas com grande quantidade de entorpecentes armazenadas em uma casa alugada recentemente.
Um homem foi preso em flagrante, suspeito de integrar uma facção criminosa. Além da droga, a polícia também apreendeu uma arma. O acusado responderá por tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse irregular de arma de fogo.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: PMBA
Casal é preso suspeito de aplicar golpes em Salvador
sexta-feira, 19 de setembro de 2025
Tá vendo aí? Um casal foi preso suspeito de liderar grupo que aplicava golpes em idosos em Salvador. A ação aconteceu nesta quinta-feira (18), em um centro comercial na capital baiana. A Polícia encontrou com a dupla cerca de 25 mil dólares, R$3 mil e seis celulares.
De acordo com a Polícia Civil, a dupla operava um esquema conhecido como “Golpe do Bilhete Premiado”. As investigações apontaram que o casal atraía pessoas em redes sociais para que cedessem as contas bancárias, usadas pelos criminosos para movimentar o dinheiro obtido de forma ilegal.
A Polícia Civil identificou duas pessoas que emprestaram as contas ao grupo criminoso. Uma delas informou que tinha recebido os valores e devolveu mediante depósito judicial.
As investigações continuam para identificar outros integrantes do grupo criminoso, responsáveis por abordar idosos em agências bancárias. A Polícia abriu o inquérito no dia 5 de agosto, quando uma idosa, vítima do grupo criminoso, denunciou ter sofrido um golpe no Bairro do Cabula. Ela informou que teve um prejuízo de R$99 mil.
A Polícia encaminhou a dupla presa para uma unidade policial, onde ela vai passar por exame de corpo de delito e seguirá à disposição da Justiça.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Polícia Civil
Operação prende mais de 10 e deixa mortos em Salvador e RMS
quinta-feira, 18 de setembro de 2025
Não corre ninguém. Mais de 200 policiais atuam de forma integrada com a Polícia Civil, na Operação Réprobos, que cumpre mandados judiciais contra integrantes de um grupo criminoso nos Bairros de São Cristóvão e Nova Brasília da Estrada Velha do Aeroporto, em Salvador, e nos Municípios de Lauro de Freitas e Camaçari, na manhã desta quinta-feira (18/9). Durante as ações, 11 pessoas tiveram mandados de prisão cumpridos e três entraram em confronto com as equipes, foram feridos, socorridos pelos policiais, mas não resistiram.
Deflagrada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a operação visa desarticular o grupo responsável por confrontos armados, tráfico de drogas e homicídios. Também são cumpridos 36 mandados de busca e apreensão. Além disso, diligências são realizadas para bloquear 31 contas bancárias e apreender três veículos ligados ao grupo.
A operação conta com a atuação direta de equipes dos Departamentos Especializado de Investigações Criminais (Deic), de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), de Inteligência Policial (Dip), de Polícia Metropolitana (Depom), de Polícia do Interior (Depin), de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV) e da Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter), além do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e de guarnições da Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador.
A Polícia Militar, por meio de diversas unidades operacionais, participa da ação com mais de 100 policiais, dando início também a Operação Força Total.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Polícia Civil
PM intensifica ações com operação contra o crime em toda a Bahia
quinta-feira, 18 de setembro de 2025
Pra cima. A Polícia Militar da Bahia (PMBA) realiza, nesta quinta-feira (18/9), a 9ª edição da Operação Força Total. Desde as primeiras horas da manhã, policiais reforçam o policiamento ostensivo em todas as regiões do Estado, com foco em áreas sensíveis, corredores viários e bairros estratégicos. A ação, que ocorre simultaneamente em todo o Brasil, mobiliza efetivos de unidades operacionais, administrativas e especializadas para aumentar a visibilidade do policiamento e prevenir crimes.
Entre os objetivos da operação estão a retirada de armas e drogas de circulação, a recuperação de veículos roubados e a realização de prisões, medidas que visam reduzir os índices de criminalidade. Na Região Metropolitana de Salvador, a tropa se concentrou às 8h na Praça da Bíblia, em Simões Filho, para o alinhamento das ações. O comandante-geral da PMBA, coronel Magalhães, acompanha as atividades no Município de Irecê, na Chapada Diamantina.
Paralelamente, no Extremo-Sul da Bahia, segue em andamento a Operação Dominus Areae, deflagrada em 9 de setembro. A iniciativa reúne unidades como BOPE, GRAER, Rondesp Extremo-Sul, CIPE Mata Atlântica e outras do CPR-ES, atuando de forma integrada para coibir crimes, reforçar a segurança em áreas críticas e garantir tranquilidade à população.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: PM-BA
O cara que foi preso após matar companheira e dormir ao lado do corpo
quinta-feira, 18 de setembro de 2025
Vixe. Um homem foi preso após matar a companheira a facadas e ser encontrado dormindo ao lado do corpo. O crime ocorreu na manhã de quarta-feira (17/9), no Bairro da Ribeira, na Cidade Baixa, em Salvador.
De acordo com a Polícia Militar, policiais da 17ª Companhia Independente (CIPM) foram acionados durante a madrugada após denúncias de vizinhos. O suspeito, de 19 anos, foi detido no local.
A vítima, de 27 anos, apresentava diversos ferimentos causados por arma branca. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).
O jovem foi levado ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde permanece à disposição da Justiça.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução
Ex-servidora da Hemoba é presa por desviar mais de meio milhão de reais
quarta-feira, 17 de setembro de 2025
Vixe. A Polícia Civil da Bahia, por meio do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), no âmbito da Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap), deflagrou nesta quarta-feira (17/9) a Operação Fluxo Vital, que resultou na prisão preventiva e no cumprimento do mandado de busca e apreensão de uma ex-servidora da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba).
A suspeita se beneficiou de fraudes em pagamentos realizados pelo sistema interno da instituição, todos feitos por um único usuário vinculado a ela. O valor desviado ultrapassa R$ 500 mil em recursos públicos que deveriam ser destinados ao atendimento da saúde da população baiana. As apurações tiveram início a partir de denúncias apresentadas pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que também auxiliou nas investigações.
Além do crime de peculato, foram identificados indícios de inserção de dados falsos em sistema de informações e de lavagem de capitais, diante da movimentação de valores suspeitos em contas bancárias de terceiros ligados à ex-servidora, que está custodiada à disposição da Justiça.
ASSISTA:
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Polícia Civil