POLÍCIA
Polícia Civil reforça segurança no Festival Virada Salvador 2026 com equipes veladas
quinta-feira, 1 de janeiro de 2026
Pra cima. Enquanto baianos e turistas aproveitam as atrações do Festival Virada Salvador 2026, realizado na Arena O Canto da Cidade, no Bairro da Boca do Rio, a Polícia Civil da Bahia intensifica as ações de segurança com a atuação de equipes veladas.
Os policiais civis atuam de forma disfarçada, com foco na prevenção de crimes, na identificação de suspeitos e na pronta resposta a eventuais situações de risco. A estratégia tem como objetivo garantir a tranquilidade do público durante os dias de programação do festival.
O trabalho é desenvolvido de maneira integrada. Enquanto os investigadores infiltrados monitoram comportamentos suspeitos e possíveis ameaças, os equipes ostensivas atuam de forma preventiva, inibindo conflitos e oferecendo suporte imediato, quando necessário.
As Delegacias Territoriais da Boca do Rio (9ª DT) e de Itapuã (12ª DT), responsáveis pela área onde ocorre o evento, também tiveram o efetivo reforçado durante todo o período do festival.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia/fonte: SSP-BA
Tiroteio deixa mortos e feridos na Periferia de Salvador
quarta-feira, 31 de dezembro de 2025
Deus é mais. Duas pessoas morreram e outras duas ficaram feridas por conta de um tiroteio registrado terça-feira, 30/12, penúltimo dia do ano, na Rua Vitorino Alves Moitinho, no Bairro de Castelo Branco, Salvador.
Segundo informações da Polícia Militar, as duas vítimas fatais morreram no local. As outras duas pessoas receberam atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e foram encaminhadas para unidades de saúde, onde permanecem internadas.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Reprodução
SSP ativa CICC para monitorar Festival Virada na Capital baiana
terça-feira, 30 de dezembro de 2025
De olho. A Secretaria da Segurança Pública ativou no sábado, dia 27/12, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) para acompanhar e monitorar as principais ocorrências durante o “Festival Virada Salvador”, na Capital baiana.
A estrutura, que tem o objetivo de diminuir o tempo de resposta para ocorrências, vai ficar ativada até a quinta-feira, dia 1º de janeiro, e recebe integrantes de órgãos estaduais e municipais envolvidos no evento.
Equipes das Superintendências de Gestão Integrada da Ação Policial, Inteligência, de Telecomunicações e de Gestão Tecnológica e Organizacional, Policias Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros Militar participam do gerenciamento das ações para garantir tratamento rápido em situações sensíveis.
A Secretaria de Saúde do Estado, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), CCR Metrô Bahia, Embasa, Neoenergia Coelba, Guarda Civil Municipal e a Transalvador também atuam no CICC.
O diretor do Comando e Controle, major PM Luiz Henrique, ressalta a importância do CICC durante o Reveillon. “A integração entre as Forças é fundamental para a tomada de decisões complexas, tanto no apoio do campo operacional como estratégico”, alinhavou.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia/fonte: SSP-BA
Polícia Civil fiscaliza uso de fogos durante o Festival Virada Salvador
segunda-feira, 29 de dezembro de 2025
Olha aí. A Polícia Civil da Bahia, por meio da Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC), realiza ações preventivas e de fiscalização relacionadas ao uso de fogos de artifício empregados nos shows pirotécnicos do Festival Virada Salvador 2026.
A iniciativa tem como objetivo reforçar a segurança de artistas, de profissionais envolvidos na produção e do público presente, além de prevenir acidentes e coibir a utilização irregular de artefatos pirotécnicos sem a devida autorização.
Durante as fiscalizações, as equipes verificam a regularidade dos efeitos pirotécnicos utilizados, o cumprimento das normas técnicas e legais vigentes e a existência de autorização prévia emitida pela Coordenação, exigência indispensável para o emprego desse tipo de material em eventos de grande porte.
As ações integram as estratégias de segurança do Festival Virada Salvador 2026 e buscam garantir a integridade física de baianos e turistas, bem como a proteção da saúde pública. As atividades seguem até o último dia da programação.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Filipe Conceição / PCBA
Segunda noite do Festival Virada Salvador segue sem registro de crime grave, porém com 55 casos de furtos de celulares
segunda-feira, 29 de dezembro de 2025
Sem grandes novidades. Nenhum crime grave foi registrado na segunda noite do Festival Virada Salvador, finalizado na madrugada de segunda-feira, dia 29/12. Além de reforço da tecnologia, a Secretaria da Segurança Pública emprega cerca de 4.500 policiais, peritos e bombeiros no evento.
Viaturas, aeronaves e equipes ordinárias e especializadas garantem a tranquilidade da festa. Nos dois Portais de Abordagem, as equipes da PM, equipadas com detectores de metais, impediram o acesso de itens proibidos.
Também foram registrados uma ocorrência de desacato, uma via de fato, um roubo e 55 casos de furtos de celulares.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia/Fonte: SSP-BA
Polícia apreende drogas, garrafas de vidro e objetos “furantes” no Festival Virada Salvador
domingo, 28 de dezembro de 2025
Olha aí. Drogas, espelhos, garrafas de vidro, perfumes e copos térmicos foram alguns dos materiais apreendidos pela Polícia Militar no sábado (27/12) nos Portais de Abordagem montados no Festival Virada Salvador.
Para acessar a Arena O Canto da Cidade, no Bairro da Boca do Rio, baianos e turistas terão que passar por Portais de Abordagem da Secretaria da Segurança Pública, onde PMs fazem a revista com detectores de metais.
Conforme o tenente-coronel Fábio Sávio Cardozo Macedo, subcomandante do Comando de Policiamento Regional da Capital – Atlântico (CPRC-A), os portais garantem que a população esteja mais segura.
“Estamos com policiais atentos realizando a busca minuciosa. Flagrantes de drogas estão sendo encaminhados imediatamente para a Delegacia Especial de Área”, afirmou.
Equipes do Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOq) dão apoio nos Portais com um policial canino especialista em farejar drogas. Câmeras do Sistema de Reconhecimento Facial montadas no espaço também garantem que nenhum foragido da Justiça entre no espaço da festa. As drogas foram encaminhadas para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: SSP-BA
SSP emprega mais de 4 mil policiais e bombeiros na Festa da Virada em Salvador
sábado, 27 de dezembro de 2025
Olha aí. Cerca de 4.500 profissionais das Forças Estaduais da Segurança Pública serão empregados nos oito dias de celebração da virada do ano, na Arena Canto da Cidade, em Salvador. O monitoramento foi iniciado no dia 25/12 e segue até a próxima quarta-feira (31/12).
A tecnologia de Reconhecimento Facial também auxilia no reforço do esquema especial montado para garantir a tranquilidade de baianos e turistas.
Câmeras de videomonitoramento foram implementadas em pontos estratégicos para garantir a captura de foragidos, reconhecimento de placas veiculares e acompanhamento dos arredores do evento.
Nos Portais de Abordagem para acesso ao evento, profissionais da Polícia Militar equipados com terminais de comunicação móvel com tecnologia LTE (Long Term Evolution) monitoram o acesso para impedir a entrada de objetos ilícitos.
No Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), os especialistas de 20 órgãos estaduais, municipais e empresas de serviço acompanham tudo o que acontece em tempo real.
Entre as entidades presentes na célula Superintendências Integrada da Ação Policial (Siap), de Telecomunicações (Stelecom), Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO) e Inteligência (SI), das Polícias Militar, Civil, Técnica e Corpo de Bombeiros, além de Sesab, Embasa, Saltur, Semob, Coelba, Guarda Municipal e outras entidades públicas e privadas.
A Polícia Militar garantirá a tranquilidade na área interna e externa da arena, com emprego de viaturas de duas e quatro rodas, utilizadas por equipes ordinárias e especializadas. Um posto de Comando de Tropa e POEs instaladas em diferentes áreas auxiliam no monitoramento das equipes.
Dentro da Arena, a Polícia Civil montou uma Delegacia Especial de Área, onde recepciona as ocorrências. Equipes veladas também atuam na festa.
A Polícia Técnica também levou para a arena um posto para realização de exames de lesões corporais, constatação de drogas de abuso e identificação de pessoas.
O CBM emprega viatura de combate a incêndio e de salvamento, além de realizar a pronta resposta em casos de necessidade.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: SSP-BA
Integrante de facção suspeito de envolvimento na morte de técnicos de internet é preso em Salvador
quarta-feira, 24 de dezembro de 2025
Não corre ninguém. Um novo suspeito de participar das execuções de três técnicos de internet encontrados mortos no dia 16 de dezembro, no Alto do Cabrito, em Salvador, foi preso na terça-feira (23/12). Segundo a Polícia Civil, o homem, apontado como líder de uma facção com atuação em Marechal Rondon, se apresentou na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde recebeu voz de prisão.
No mesmo dia, outro investigado, apontado pela polícia como participante direto dos assassinatos, também se apresentou no DHPP pela manhã. Ele passou por exames de lesões corporais e permanece à disposição da Justiça.
A força-tarefa que apura o caso já havia alcançado outros três suspeitos. Um deles foi preso na segunda-feira (22/12) e é citado em um vídeo no qual criminosos levantam a suspeita de que os técnicos estariam instalando câmeras de monitoramento no Bairro de Marechal Rondon.
No final de semana anterior, a Polícia Civil havia divulgado o avanço das buscas, com a prisão de um homem no Bairro de São Marcos, e a morte de outro suspeito durante confronto, conhecido como Badalo, apontado como executor do crime. A investigação também apura o possível envolvimento de um adolescente.
Ao todo, seis suspeitos de participação nas mortes dos trabalhadores foram localizados pela 3ª Delegacia de Homicídios (DH/BTS). Do total, um investigado morreu em confronto e outro é menor de idade.
Em nota oficial, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia afirmou que “as investigações e buscas continuam, com o objetivo de localizar e prender todos os envolvidos”. A pasta também informou que a população pode colaborar com informações pelo Disque Denúncia da SSP, no telefone 181, com garantia de anonimato.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Ascom/PCBA
Polícia cumpre mandado de prisão contra mais um envolvido no triplo homicídio dos técnicos de internet
terça-feira, 23 de dezembro de 2025
Pra cima. Equipes da 3ª Delegacia de Homicídios (DH/BTS) cumpriram, na segunda-feira (22/12), um mandado de prisão temporária contra o terceiro envolvido no triplo homicídio ocorrido no dia 16/12, no Bairro Alto do Cabrito. O investigado é apontado como peça operativa fundamental na logística do crime, que teve como vítimas três técnicos de internet.
De acordo com as investigações, o homem monitorou os trabalhadores antes de serem levados de Marechal Rondon para o local onde os corpos foram encontrados. A motivação das mortes tem relação com a suspeita de que as vítimas estariam instalando dispositivos de monitoramento para grupos rivais. A ação foi registrada em vídeos nos quais o suspeito é citado nominalmente por comparsas, enquanto questionavam a natureza do serviço prestado pelos técnicos.
O investigado foi submetido aos exames de praxe e permanece custodiado à disposição da Justiça. Também foi requisitada a coleta de material genético e de impressões papiloscópicas para confronto técnico-científico com vestígios biológicos e impressões colhidas nos locais do crime e nos veículos periciados durante a fase inicial do inquérito.
A advogada de um adolescente suspeito de envolvimento no crime compareceu, na manhã da segunda-feira, à Delegacia do Adolescente Infrator (DAI) para tratativas legais ligadas ao caso, comprometendo-se a apresentar o cliente na unidade especializada nos próximos dias.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: SSP-BA
Boca de fumo e armazenamento de armas estourados pela Polícia baiana
segunda-feira, 22 de dezembro de 2025
Pra cima deles. Forças Estaduais e Federais da Segurança Pública estouraram na manhã desta segunda-feira (22/12), um ponto de armazenamento de drogas e armas de uma facção associada a uma organização criminosa do Rio de Janeiro.
A Operação Inquilinos cumpre mandados de busca e apreensão no Bairro de Tancredo Neves, em Salvador.
Tabletes de cocaína e maconha, pistola, carregadores alongados, câmera, munições, balanças, entre outros itens foram localizados em uma casa. Dois criminosos (um homem e uma mulher) tentaram fugir pulando por telhados de outros imóveis, mas acabaram presos.
As buscas e o patrulhamento seguem intensificados em todo o Bairro. Informações sobre integrantes da facção em Tancredo Neves e Arenoso podem ser repassadas, com total sigilo, através do telefone 181 (Disque Denúncia da SSP).
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: SSP-BA
Polícia alcança suspeitos de participação em triplo homicídio contra técnicos de internet
segunda-feira, 22 de dezembro de 2025
Pra cima. Um dos autores do triplo homicídio dos técnicos de internet estava no presídio e foi colocado em liberdade no mês de outubro deste ano. Ele foi localizado no domingo (21/12), durante a Operação SIGNUM FRACTUM. O celular de uma das vítimas foi encontrado com o criminoso.
Conhecido como “Badalo”, o sujeito tinha passagens por roubo a banco com uso de explosivos e tráfico de drogas. Ele estava no Complexo Penitenciário de Mata Escura quando ganhou liberdade condicional.
As ações de inteligência da Polícia Civil e ostensivas da Polícia Militar seguem reforçadas por tempo indeterminado no Bairro de Marechal Rondon.
Informações sobre integrantes de facções podem ser repassadas, com total sigilo, através do telefone 181 (Disque Denúncia da SSP). O anonimato é garantido por lei.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: SSP-BA
Líder de facção e associado a bando carioca é capturado em João Pessoa
domingo, 21 de dezembro de 2025
Chegou o dia. O líder de uma facção com atuação na Região Sul da Bahia e associado a uma organização criminosa do Rio de Janeiro foi capturado na sexta-feira, dia 19/12, na Cidade de João Pessoa, Capital do Estado da Paraíba.
O traficante, mandante de diversos homicídios, foi alcançado por equipes das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCO) Bahia e Paraíba, além das PMs da Bahia (CPR Sul) e paraibana.
O criminoso era um dos alvos da Operação Costa Segura, deflagrada na Bahia (Cidades de Ilhéus, Uruçuca e Itacaré), Rio de Janeiro e Paraíba.
No total, 31 integrantes de facção foram alcançados e 60 contas bancárias utilizadas para lavagem de dinheiro terminaram bloqueadas.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia/fonte: SSP-BA
PM forma 71 aspirantes-a-oficial e reforça atuação qualificada no Estado
sábado, 20 de dezembro de 2025
Dia pra comemorar. Familiares emocionados acompanharam a realização do sonho de 71 alunos-oficiais que foram declarados aspirantes-a-oficial durante a solenidade de formatura do Curso de Formação de Oficiais (CFO), no final da quinta-feira, dia 18/12, na área cívica da Vila Policial Militar do Bonfim. Os futuros oficiais da Polícia Militar da Bahia (PMBA) seguem para unidades operacionais da Capital, Região Metropolitana e Interior do Estado.
O evento contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, do comandante-geral da PMBA, coronel Magalhães e de outras autoridades civis e militares.
Durante a solenidade, os alunos da turma Cel PM Ferreira Lopes realizaram a devolução do espadim, arma-símbolo do aprendiz militar, representando o encerramento do ciclo de formação, e em seguida receberam a espada, ato que marca o ingresso na nova fase da carreira militar.
Foram homenageados o patrono da turma, coronel Ferreira Lopes, através dos familiares presentes, o paraninfo, secretário da Segurança Pública, e a madrinha, a desembargadora Marielza Brandão Franco.
“Ser líder na Polícia Militar da Bahia é ter o dever de conduzir seus comandados pelo caminho da retidão e da honra, sendo exemplo constante de profissionalismo, equilíbrio e inspiração. Comandem pelo exemplo, porque o exemplo é a forma mais poderosa e legítima de liderança. Essa é a turma do ano em que a PM completa 200 anos, os senhores carregam essa responsabilidade, exemplo de força de uma instituição bicentenária.”, destacou o comandante-geral, coronel Magalhães.
O primeiro colocado na classificação geral do CFO, aluno-oficial João Pedro de Jesus Guimarães, recebeu a Medalha General Dionísio Cerqueira, em reconhecimento ao mérito intelectual. Ele também foi condecorado com o Prêmio 41º Corpo de Voluntários da Pátria por conquistar as melhores médias das disciplinas do ensino profissional.
“O curso é muito difícil. Trabalha a parte intelectual, a física, a mental, e, por vezes, a somatória de todos esses fatores juntos. Porém, para mim, a parte mais difícil foi ficar longe da família, pois eu sou natural de Vitória da Conquista. Agradeço por ter conquistado o primeiro lugar no CFO, pois foi um esforço coletivo, junto com a minha família, meus amigos da caserna que fiz durante o curso de formação, o que me deu a oportunidade de poder escolher e voltar para a minha terra natal”, revelou o primeiro colocado, aluno-oficial João Pedro.
Já o aluno Luã Santos Santana foi condecorado com o Prêmio 10º Corpo de Voluntários da Pátria, por ter conquistado as melhores médias das disciplinas do ensino fundamental.
Na última quinta-feira (11), os novos aspirantes receberam das mãos do comandante-geral, uma pistola Glock e o colete antibalístico, dessa forma, eles terão a carga individual do armamento considerado de última geração para o exercício das atividades operacionais em toda a Bahia.
O Curso de Formação de Oficiais, desde 1970 reconhecido pelo MEC como curso superior, tem uma duração de três anos com carga horária de 4170 horas. Recentemente, em 2025, passou a integrar à grade curricular a disciplina Policiamento de Proteção a Mulher (20 horas). São 30 disciplinas do ensino fundamental; 42 do ensino profissional, totalizando 72 disciplinas.
Após a formatura, os aspirantes-a-oficial fazem estágio de 1 ano em unidades da Capital, RMS e Interior, e, após esse estágio, são promovidos a tenentes para o exercício do oficialato no Quadro de Oficiais da PMBA nas funções de comando e chefia.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia/Fonte: SSP-BA
Polícia deflagra operação contra venda ilegal de agendamentos do SAC
sexta-feira, 19 de dezembro de 2025
Vixe. A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã desta sexta-feira (19/12), a Operação Vaga Vip para apurar a comercialização irregular de agendamentos para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) em unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).
De acordo com a Polícia Civil, a investigação começou após denúncia da Coordenação da rede de atendimento, que colaborou com as apurações ao fornecer informações, acesso a dados e apoio técnico, reforçando o compromisso institucional com a transparência e a legalidade no atendimento ao público.
Ainda conforme a instituição, por decisão judicial, a polícia cumpriu 18 mandados de busca e apreensão e aplicou 11 medidas cautelares, sendo nove de afastamento de servidores de suas funções públicas. As ações ocorreram em Salvador, Candeias, Camaçari, Feira de Santana e Remanso.
As apurações, segundo a PC, indicam que servidores públicos e intermediários externos, sem vínculo com a Rede SAC, comercializavam vagas disponibilizadas gratuitamente pelo sistema oficial de agendamento do Governo do Estado. Em alguns casos, os envolvidos facilitavam atendimentos fora da ordem regular mediante pagamento indevido; em outros, terceiros capturavam previamente vagas no sistema eletrônico para revendê-las a cidadãos que buscavam o serviço.
O Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco) conduz a investigação, por meio da Delegacia dos Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap).
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação/Polícia Civil
PMBA e MPBA realizam operação contra grupo envolvido com homicídios em Jequié
sexta-feira, 19 de dezembro de 2025
A pressão subiu. Operação deflagrada pelo Ministério Público do Estado da Bahia e Secretaria de Segurança Pública cumpriu cinco mandados de busca e apreensão contra quatro policiais militares dia 18/12, no Município de Jequié, Sudoeste do Estado. Os PMs são lotados no 19ª Batalhão de Polícia Militar de Jequié e investigados por participação em homicídios naquela Cidade.
A “Operação Exposed” é realizada de forma integrada pelos grupos de atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp) e de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), do MPBA, e pela Força Correcional Especial Integrada da Corregedoria Geral (Force) e Corregedoria da Polícia Militar do Estado da Bahia, da SSP.
Foram feitas buscas nas residências dos investigados e na sede do 19ª BPM de Jequié, sendo apreendidos aparelhos celulares, armas de fogo e munições. A ação da quinta-feira, dia 18/12, decorreu de investigações conduzidas pelo Geosp com relação às circunstâncias das mortes ocorridas em maio de 2023. Todos os fatos foram registrados inicialmente como mortes ocorridas em resistência armada à atuação policial.
Mais detalhes no site da SSP-BA
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia/Fonte: SSP-BA
Mulheres são presas em operação contra lavagem de dinheiro e organização criminosa na Bahia
quinta-feira, 18 de dezembro de 2025
Não corre ninguém. Duas mulheres, de 24 e 45 anos, foram presas na quarta-feira (17/12), na Bahia, durante o cumprimento de mandados de prisão temporária expedidos pela 13ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco.
A Polícia Civil da Bahia realizou a ação no âmbito de investigação que apura crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa. As prisões ocorreram nos municípios de América Dourado e Canarana, pertencentes à área da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Irecê).
A corporação baiana realizou a ação em apoio à Polícia Civil de Pernambuco, após representação das medidas cautelares cabíveis. Além das prisões, os policiais também cumpriram dois mandados de busca e apreensão nos endereços vinculados às investigadas, conforme determinação judicial.
As diligências contaram com a atuação integrada de equipes do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI/ Chapada), bem como com a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE/Irecê) , da Delegacia Territorial de Irecê, por meio do Serviço de Investigação, além da Coordenação de Planejamento Operacional da Polícia Civil de Pernambuco.
Assim, as investigadas realizaram os exames legais e estão a disposição da Justiça do Estado de Pernambuco.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Polícia Civil
Operação na Bahia contra grupo suspeito de sonegação e lavagem de dinheiro no ramo de combustíveis
quarta-feira, 17 de dezembro de 2025
Pra cima. A Polícia Civil da Bahia cumpriu, nesta quarta-feira (17/12), mandados de busca e apreensão em Feira de Santana e Conceição do Jacuípe. A ação integra a segunda fase da Operação Primus.
A investigação apura a atuação de um grupo suspeito de crimes contra a ordem tributária, com indícios de sonegação fiscal estruturada e lavagem de dinheiro no setor de combustíveis.
Nesta etapa, a Justiça autorizou diligências em seis endereços. Cinco ficam em Feira de Santana e um em Conceição do Jacuípe. Os locais estão ligados a pessoas físicas e jurídicas investigadas.
Além disso, o Judiciário determinou novos bloqueios e a indisponibilidade de bens. As apurações indicam que o grupo utilizava empresas e terceiros para ocultar a origem de recursos ilícitos.
Segundo a investigação, a ocultação ocorria por meio de operações financeiras e patrimoniais irregulares. Há, ainda, indícios de vínculos com organizações criminosas, o que amplia a complexidade do esquema.
Aprofundamento das investigações
O aprofundamento das análises fiscais, contábeis e financeiras revelou novas irregularidades tributárias. As provas apontam prejuízos significativos aos cofres públicos.
As medidas de busca e apreensão buscam coletar documentos, mídias eletrônicas e outros elementos. O material pode esclarecer fluxos financeiros, patrimônio oculto e possíveis crimes de lavagem de capitais.
A operação é conduzida pela Polícia Civil da Bahia, por meio do Draco, em atuação integrada com o Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira). O comitê reúne SSP, Sefaz, Saeb, MPBA, TJBA e PGE.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação / Polícia Civil
Homem participante de homicídio com vítma carbonizada é preso
quarta-feira, 17 de dezembro de 2025Operação apreende mais de 200 botijões de gás comercializados ilegalmente em Cidade baiana
terça-feira, 16 de dezembro de 2025
Êta. A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã de segunda-feira (15/12), a Operação Gás Legal e apreendeu 204 botijões de gás em Vitória da Conquista, no Sudoeste do Estado. A ação cumpriu mandados de busca e apreensão em imóveis situados na zona oeste da cidade, onde foram localizados depósitos clandestinos que ofereciam risco à população.
As equipes policiais chegaram aos locais após o recebimento de denúncias anônimas sobre a venda irregular do produto. Durante as diligências, os investigadores constataram que o material inflamável era estocado e comercializado em estabelecimentos de outros ramos e em residências comuns, sem a devida autorização da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e em desconformidade com as normas de segurança.
O armazenamento inadequado ocorria em áreas habitadas e de grande circulação de pessoas. A prática configura crime contra a ordem econômica, com pena de detenção de um a cinco anos.
Na ação, quatro homens foram conduzidos à unidade policial. Eles foram ouvidos e liberados, mas foram indiciados e responderão a inquérito policial. Todo o material recolhido foi encaminhado para um revendedor autorizado, que atuará como fiel depositário até decisão judicial.
Além da 2ª Delegacia Territorial (DT) de Vitória da Conquista, responsável pelas investigações, a operação contou com o apoio de equipes da Delegacia de Homicídios (DH/VCA), da 8ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) e do Grupo de Apoio Tático à Investigação (GATTI/Sudoeste).
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Polícia Civil



