POLÍCIA
PM detona mais de 15 mil pés de maconha em Curaçá
segunda-feira, 14 de abril de 2025
Pra detonar. Policiais militares da 45ª CIPM erradicaram mais de 15 mil pés de maconha na Zona rural do Município de Curaçá, no Norte da Bahia, domingo, 13/4.
As guarnições atuaram na operação, que visou a localização e erradicação do plantio de drogas, numa ilha próxima a uma fazenda.
Após receberem informações, os policiais militares realizaram o mapeamento de toda a área, com a identificação de uma roça com a grande quantidade do plantio ilegal.
Os pés de maconha foram incinerados, com prévia coleta de amostras que foram encaminhadas às autoridades competentes para tomada das medidas pertinentes. Ninguém foi preso.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Foto: Divulgação/45ª CIPM
Governo do Estado propõe criação do Comando de Policiamento Regional do Médio Rio de Contas
segunda-feira, 14 de abril de 2025
Novo comando. Durante reunião na Cidade de Jequié, sexta-feira, dia 11/4, com grupo de empresários, entre outros representantes da sociedade civil, o governador Jerônimo Rodrigues anunciou que vai enviar, até o final deste mês de abril, para a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), a proposta de criação do Comando de Policiamento Regional (CPR) do Médio Rio de Contas.
A sede do novo CPR da Polícia Militar ficará na Cidade de Jequié. Novas unidades, entre elas uma RONDESP, serão criadas para ampliar as ações preventivas e de repressão qualificada na Cidade e Municípios vizinhos.
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, comentou também sobre o estudo para instalação de uma Delegacia de Homicídios em Jequié, promovendo mais celeridade na identificação e captura dos autores de crimes graves contra a vida.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação/PM
Inaugura nova Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos em Jequié
domingo, 13 de abril de 2025
Segurança. Mais de R$ 1 milhão e 600 mil foi empregado na nova sede da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), no Município de Jequié. A unidade da Polícia Civil foi inaugurada na sexta-feira, DIA 11/4, pelo governador Jerônimo Rodrigues, pelo secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, e pelo delegado-geral da Polícia Civil, André Viana.
A DRFR, localizada na Avenida Lomanto Júnior, conta com salas para delegado, investigação, alojamentos, reconhecimento e custódia.
“Somente em 2025, 19 novas unidades foram entregues às Forças Policiais. Em pouco mais de dois anos, cerca de 170 estruturas foram inauguradas, buscando ampliar o atendimento aos baianos e turistas, além de proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais da Segurança”, alinhavou o secretário Werner.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Agência Brasil
Trio morre em confronto com a Rondesp
sábado, 12 de abril de 2025Sistema de Reconhecimento Facial localiza pessoa desaparecida
sábado, 12 de abril de 2025
Olha aí. As câmeras do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP) auxiliaram na localização de um homem que estava desaparecido em Salvador. O homem foi flagrado em um dos pontos monitorados pela tecnologia da SSP.
Ele foi localizado por policiais militares da 17ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), após acionamento do Centro Integrado de Comunicações (CICOM), e encaminhado para a Delegacia de Proteção à Pessoa.
Em 2025, nove pessoas foram localizadas após identificação da ferramenta da SSP.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: SSP-BA
PM realiza passagens de comando de quatro coronéis
sexta-feira, 11 de abril de 2025
Mudanças. A Polícia Militar da Bahia realizou nesta sexta-feira, dia 11/4, na área cívica da Vila Policial Militar do Bonfim, quatro passagens de comando da corporação, presididas pelo comandante-geral da PM, coronel Magalhães.
O coronel Saulo Roberto Costa dos Santos assume o comando de Policiamento Regional Atlântico (CPRC-A), o coronel Ricardo José Marques Mattos fica à frente do Comando de Policiamento Regional Central (CPRC-C), coronel Ricardo Passos Conceição assume o Comando de Policiamento de Apoio Operacional (CPAP) e o coronel José Andrade Souza Júnior passa a ser o novo comandante da Região Meio Oeste (CPR-MO).
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia/fonte: PMBA
Operação desarticula quadrilha de roubo a banco e prende quatro primos
quinta-feira, 10 de abril de 2025
Não corre ninguém. A Polícia Civil da Bahia prendeu nesta quinta-feira, dia 10/4, quatro primos suspeitos de integrar um grupo criminoso responsável por roubos a bancos no Estado. A operação Laços de Sangue cumpriu ainda dez mandados de busca e apreensão em Salvador, na região metropolitana e em Feira de Santana.
As prisões ocorreram nos Bairros de Santo Inácio e Fazenda Grande do Retiro, na capital, além da Ilha de Itaparica e de Feira de Santana. Entre os materiais apreendidos, estavam dois veículos, um deles roubado e outro utilizado no assalto a uma agência bancária em Lauro de Freitas, na RMS, em janeiro deste ano. Também foram encontradas roupas usadas pelos suspeitos no dia do crime.
Durante as diligências, a polícia recolheu ainda uma pistola calibre .40, três celulares roubados, 1,5 kg de maconha, porções de cocaína e pedras de crack. Segundo a investigação, um dos presos exercia a função de gerente do tráfico de drogas em Santo Inácio.
Além do envolvimento no assalto a banco, o grupo é investigado por roubos de veículos. Dois dos quatro detidos também foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.
A operação mobilizou mais de 100 policiais civis do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), com apoio de equipes da Rondesp Central, da Polícia Militar. As investigações seguem para identificar outros possíveis integrantes da quadrilha.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação/Ascom PCBA
Polícia Militar apreende cerca de 300 quilos de maconha no Interior da Bahia
quinta-feira, 10 de abril de 2025
Pra cima deles. A Polícia Militar apreendeu cerca de 300 quilos de maconha no Município de Eunápolis, no Interior da Bahia. A ação aconteceu na tarde de quarta-feira, dia 9/4.
Durante patrulhamento no Bairro Juca Rosa, os policiais viram um grupo de homens. Ao receberem ordem de parada, os suspeitos fugiram para uma área de mata. Durante a busca, os policiais encontraram três tonéis com 404 tabletes de maconha escondidos no matagal.
O material apreendido foi encaminhado e apresentado à Polícia Civil onde feita a ocorrência.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: PMBA
Polícia realiza operação contra grupo especializado em crimes financeiros na Bahia
quinta-feira, 10 de abril de 2025
A pressão subiu. A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira, dia 10/4, a operação Laços de Sangue, para desarticular um grupo criminoso envolvido em crimes contra instituições financeiras. A quadrilha atuava em Salvador, na Região Metropolitana (RMS) e em um Município do Interior do Estado.
As investigações começaram no início de 2025 e, segundo a corporação, permitiram a identificação dos integrantes do grupo. A operação mira suspeitos que, de acordo com a Polícia, integram uma organização criminosa com ramificações em ao menos quatro Municípios baianos.
Mais de 100 agentes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), com apoio de guarnições da Polícia Militar, cumprem mandados judiciais nas localidades citadas.
Até o momento, a Polícia Civil não divulgou o número de presos ou detalhes sobre os mandados cumpridos.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação – Ascom/PCBA
Governo do Estado nomeia mais de 300 novos peritos para reforçar a Criminalística da Bahia
quarta-feira, 9 de abril de 2025
Fortalecimento. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) da Bahia ganhou um reforço na terça-feira, dia 8/4, com o anúncio da nomeação de 328 novos peritos. O governador Jerônimo Rodrigues, o vice-governador Geraldo Júnior, o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, e o diretor-geral do DPT, Osvaldo Silva, além de outras autoridades civis e militares, participaram da solenidade.
“Com essa nomeação nós vamos dobrar o efetivo da Instituição” pontuou Jerônimo Rodrigues.
Essa é a segunda turma de formandos do DPT, composta por peritos criminais, médico-legistas, odonto-legais e técnicos. Em 2024, a instituição recebeu 483 novos servidores, que foram distribuídos em unidades da Capital, da RMS e do Interior do Estado.
Os especialistas vão atuar nos Institutos Identificação Pedro Mello, de Criminalística Afrânio Peixoto (ICAP), Laboratório Central de Polícia Técnica – LCPT e na Diretoria do Interior.
“O fortalecimento da Polícia Científica da Bahia é prioridade do Governo do Estado. Em pouco mais de dois anos foram contratados cerca de 900 novos peritos. O investimento na inteligência policial e na polícia científica ampliará os nossos índices de elucidação de crimes, contribuindo diretamente para a manutenção da paz e da ordem social”, destacou o secretário Marcelo Werner.
O diretor-geral do DPT, perito criminal Osvaldo Silva, frisou a importância da chegada desses novos profissionais. “Representa um importante reforço para a instituição e significa mais celeridade nos exames e na liberação dos laudos”, alinhavou.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia/fonte: DPT/SSP-BA
Polícia Civil prende rifeiros e policiais militares em operação contra lavagem de dinheiro
quarta-feira, 9 de abril de 2025
A pressão subiu. A Polícia Civil prendeu na manhã desta quarta-feira, dia 9/4, um casal suspeito de liderar uma organização criminosa envolvida com lavagem de dinheiro e rifas ilegais e policiais militares. As prisões ocorreram em um condomínio de luxo na Estrada do Côco, Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador.
Nomeada de Operação Falsas Promessas 2, a ação mobilizou cerca de 300 policiais civis e cumpre dezenas de mandados judiciais em Salvador, RMS e cidades do interior do Estado. Também são executadas medidas cautelares diversas da prisão.
Um rifeiro preso na operação Falsas Promessas no ano passado, foi preso novamente nesta quarta-feira, dia 9/4.
Segundo as investigações conduzidas pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD), o grupo criminoso utilizava redes sociais para promover rifas de alto valor, cujos resultados eram manipulados para favorecer integrantes da quadrilha.
Ainda segundo a Polícia , empresas de fachada e laranjas eram usados para ocultar a origem dos recursos obtidos ilegalmente.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Polícia Civil da Bahia
PF e MP-BA deflagram operação de combate a fraudes bancárias na Bahia
terça-feira, 8 de abril de 2025
A pressão subiu. Com o objetivo de cumprir mandados judiciais decorrentes de investigação relativa a fraudes cometidas contra a Caixa e outras instituições bancárias, a Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira, dia 8/4, a Operação Prisma.
De acordo com a corporação, estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva, na Cidade de Feira de Santana, todos expedidos pela 3ª Vara Federal da Seção Judiciária do Município. Os trabalhos ocorrem com o auxílio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do Ministério Público da Bahia (MP-BA).
A investigação contou com o apoio da Centralizadora Nacional de Segurança e Prevenção à Fraude (CEFRA) da Caixa Econômica Federal e detectou que foram abertas sete contas bancárias, em agências da Caixa nas Cidades de Feira de Santana, Riachão do Jacuípe, Santo Antônio de Jesus, Castro Alves, Valença, Amargosa e Cruz das Almas – todas cidades também do Estado da Bahia, com a utilização de documentos falsos, com o único intuito de obter recursos através de empréstimos fraudulentos.
Prejuízos e Contas Bancárias Fraudulentas
Apurou-se, até agora, que os fraudadores faziam diversos empréstimos através das contas bancárias fraudadas, causando um prejuízo que ultrapassa a cifra de R$ 170 mil para as instituições bancárias envolvidas.
A Polícia Federal passou a seguir o destino dado ao dinheiro que entrava nas contas bancárias abertas com documentos falsos e identificou parte do grupo beneficiado com as fraudes. Os investigados, ainda conforme a corporação, irão responder pelos crimes de associação criminosa e estelionato.
Operação Prisma: A Analogia da Luz
O nome da operação – Prisma – foi escolhido em razão da analogia entre o fenômeno óptico e a conduta criminosa investigada. Assim como um prisma decompõe a luz branca em diversas cores, os investigados fragmentam sua identidade em múltiplas versões, assumindo diferentes personas para ocultar suas verdadeiras intenções e dificultar a ação da Justiça.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Polícia Federal
Polícia Civil prende foragido internado na UPA
segunda-feira, 7 de abril de 2025
Não corre ninguém. A Polícia Civil prendeu, na manhã de domingo, dia 6/4, um foragido da Justiça que estava internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da San Martin, em Salvador. O homem era acusado por crime de roubo.
A ação foi realizada por equipes do Grupo de Capturas (GCAP), da Coordenação de Operações do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Os policiais chegaram ao local após receberem informações de que o paciente internado possuía um mandado de prisão em aberto. Ao checarem nos sistemas de informação, os agentes confirmaram a ordem de prisão preventiva expedida pela 14ª Vara Criminal de Salvador, pelo crime de roubo.
O acusado foi conduzido à Polinter, realizou os exames legais e está custodiado a disposição da Justiça.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Ascom/PCBA
PM, em ação conjunta, detona mais de 3 mil pés de maconha em Curaçá
segunda-feira, 7 de abril de 2025Santa Brígida ganha reforço na Segurança com Delegacia e Pelotão da PM
domingo, 6 de abril de 2025
Em boa hora. Distante 440 quilômetros da Capital baiana, a Cidade de Santa Brígida, no Norte do Estado, ganhou novas sedes para a Delegacia Territorial (DT) e para o Pelotão do 20º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Paulo Afonso). A entrega foi realizada na manhã de sábado, dia 5/4, pelo governador Jerônimo Rodrigues, pelo secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, pelo comandante-geral da PM, coronel Antônio Carlos Silva Magalhães, e pelo delegado-geral da PC, André Viana.
As unidades, localizadas na BA-305, transversal com a Rua São Francisco, integram o Programa de Modernização das Estruturas de Segurança Publica, lançado pelo Governo do Estado. Cerca de R$ 2 milhões e 600 mil foram investidos.
Em 2025, além de Santa Brígida, foram entregues novas estruturas nos Municípios de Salvador, Caturama, Valença, Itambé, Camaçari, Baixa Grande e Jussari.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia/fonte: SSP-BA
PRF apreende mercadorias sem nota fiscal durante fiscalização na BR-116
sábado, 5 de abril de 2025
Vixe. Uma fiscalização da PRF (Polícia Rodoviária Federal) acabou na apreensão de uma grande quantidade de mercadorias sem nota fiscal, no posto da corporação na BR-116, em Feira de Santana, na Bahia, na sexta-feira, dia 4/4.
Os produtos estavam em um veículo de transporte de passageiros que saiu de São Paulo com destino ao estado da Paraíba. A PRF encontrou sete volumes com perfumes, cigarros eletrônicos, refis, copos térmicos e brinquedos, todos sem comprovação de entrada legal no país e documentos de compra. Os itens apreendidos foram:
- 900 unidades de cosméticos diversos;
- 96 dispositivos eletrônicos para fumo (cigarros eletrônicos);
- 110 unidades de outros produtos variados.
Segundo a PRF, os materiais foram classificados como presumivelmente descaminhados, configurando infração à legislação aduaneira. Em relação aos cigarros eletrônicos, a comercialização é proibida no Brasil, conforme Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A prática pode configurar crime de contrabando.
Todo o material apreendido será encaminhado à unidade da Receita Federal de Feira de Santana, que vai cuidar adotar outras medidas cabíveis. O condutor do veículo foi ouvido no local e liberado.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Divulgação/PRF-BA
Enfrentamento à Polícia termina com cinco mortos no Subúrbio
sexta-feira, 4 de abril de 2025
Não corre ninguém. Uma ação da Polícia Militar (PM) deflagrada no Bairro do Rio Sena, no Subúrbio de Salvador, terminou com cinco mortos na tarde de quinta-feira, dia 3/4. Por causa da situação, os ônibus do transporte público municipal deixaram de rodar na Rua Direta do Rio Sena.
Segundo a PM, o grupo teria entrado em confronto com agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), que intensificavam o patrulhamento em uma localidade conhecida como Campo Bambu.
Em nota, a corporação, afirmou que os homens atiraram ao perceberem a aproximação policial. Em seguida, houve revide e, após a troca de tiros, os suspeitos foram encontrados feridos.
Conforme pontuou a polícia, o grupo foi socorrido e levado para o Hospital do Subúrbio, mas os homens não resistiram aos ferimentos. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Salvador, para serem necropsiados.
Com os suspeitos, que não tiveram os nomes divulgados, foram encontrados cinco pistolas, carregadores, um colete balístico, um cinto com coldre e porta-carregadores para pistola, roupas camufladas, dinheiro em espécie, uma faca e porções de maconha e crack.
O material foi encaminhado para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde o caso foi registrado. Em nota, a Polícia Civil (PC) informou que a ação será investigada pela Delegacia de Homicídios Múltiplos (DHM).
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: PMBA
Polícia apreende drogas e munições durante operação em Salvador
sexta-feira, 4 de abril de 2025
Vixe. Agentes do Comando de Policiamento Especializado (CPE) e da CIPT/Rondesp BTS apreenderam grande quantidade de drogas e munições com um suspeito de tráfico na Rua Retirolândia, no Bom Juá, em Salvador.
A ação, que aconteceu na quinta-feira, dia 3/4, iniciou depois que a polícia recebeu informações sobre um grupo de indivíduos envolvidos com o tráfico de drogas na região.
Os militares visualizaram os homens que fugiram ao perceberem a chegada das guarnições. Durante a varredura, as equipes localizaram um membro do grupo entrando em um imóvel, momento em que foi abordado, abordado e preso imediatamente.
Com os suspeitos, foram encontrados 95 munições de calibres 762 e 9mm, 855 frascos contendo cocaína, 143 comprimidos de ecstasy, 13 tabletes e oito sacolas contendo maconha, duas sacolas e uma porção de crack, cinco balanças de precisão e materiais utilizados no fracionamento e na comercialização de entorpecentes.
O material apreendido e o suspeito foram apresentados à Polícia Civil, onde a ocorrência foi registrada.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Divulgação
Polícia recupera roçadeiras roubadas de garis em Salvador
quinta-feira, 3 de abril de 2025
Olha aí. A Polícia Civil recuperou sete roçadeiras roubadas de funcionários da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) na quarta-feira, dia 2/4. Os equipamentos, avaliados em R$ 30 mil, estavam em uma casa no bairro de São Tomé de Paripe. A ação foi conduzida pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC).
O roubo aconteceu na terça-feira, dia 1º/4, quando um ônibus que transportava agentes de limpeza foi abordado por quatro criminosos armados na Avenida 29 de Março. Os trabalhadores foram ameaçados, e os assaltantes fugiram levando os equipamentos.
Durante as diligências, a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) identificou o local onde as roçadeiras estavam escondidas. O proprietário do imóvel não foi encontrado, mas uma mulher, que se apresentou como namorada dele, entregou os equipamentos. Ela foi encaminhada à delegacia para prestar esclarecimentos e liberada após depoimento.
No imóvel, os policiais apreenderam ainda um simulacro de arma de fogo utilizado no crime. Dois veículos usados na ação criminosa e um dos suspeitos já foram identificados. Os equipamentos serão devolvidos à Limpurb, e as investigações seguem para localizar os demais envolvidos.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Polícia Civil
Polícia Civil da Bahia prende três pessoas em Feira de Santana
quinta-feira, 3 de abril de 2025
Pra cima. Equipes da Delegacia de Homicídios de Feira de Santana cumpriram dois mandados de prisão, na terça-feira, dia 1º de abril, contra dois sujeitos. O primeiro investigado, um homem de 20 anos, é um dos envolvidos no duplo homicídio ocorrido no dia 11 de junho de 2024.
Claudemiro foi morto a tiros no bar dele, localizado na Estrada da Água Grande, no Bairro Pedra Ferrada, naquele Município. Já a segunda vítima, estava em casa na Fazenda Caldeirão, na Estrada de São José, quando foi atingida por disparos de arma de fogo.
Na ocasião, o cara praticou os crimes juntamente com um comparsa de 28 anos, morto em um confronto com a Polícia Militar, no dia 18 de outubro de 2024, na Cidade de Água Fria.
Já a segunda prisão foi contra um homem de 29 anos condenado a 20 anos de reclusão, em regime fechado, pelo crime de homicídio qualificado. Ele matou Marcelo, no Bairro Feira X, no dia 23 de dezembro de 2014.
Por fim, a DH/Feira de Santana também cumpriu um mandado de prisão de regressão cautelar contra uma mulher de 34 anos condenada por tráfico de drogas. Eles foram submetidos aos exames de praxe e estão à disposição do Poder Judiciário.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia/fonte: Polícia Civil