Não corre ninguém. A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira 19/4, uma operação para combater o tráfico internacional de cocaína. Neste momento, de acordo com o órgão, estão sendo cumpridos 46 mandados de busca e apreensão e nove mandados de prisão preventiva no Brasil e em Portugal. Agentes também fazem buscas na Bahia, São Paulo, Mato Grosso, Rondônia e Pernambuco.
A organização começou a ser investigada em fevereiro de 2021, quando um jato executivo, que pertencia a uma empresa de táxi aéreo de Portugal, pousou no aeroporto de Salvador com 595 kg de cocaína escondidos na fuselagem da aeronave.
A descoberta foi a ponta do fio do novelo que revelou a estrutura da organização criminosa. Ainda segundo a PF, foi descoberto que o grupo era formado por fornecedores de cocaína, transportadores, doleiros e mecânicos de aviação e auxiliares – esses dois últimos eram responsáveis por esconder a droga nas aeronaves.
O nome da operação faz uma alusão à relação histórica entre Brasil e Portugal, bem como ao descobrimento da identidade oculta dos investigados.
Fotografia/Fonte PF