
Pra cima. A Polícia Federal deflagrou, na terça-feira (13/1), a Operação FURVUS, focada em desarticular uma associação criminosa com base em São Paulo que percorria o Brasil para realizar furtos qualificados em agências da Caixa Econômica Federal.
Quatro suspeitos foram presos durante a ação. As investigações revelaram que o grupo atuou intensamente entre o final de novembro e o início de dezembro de 2023, visando terminais de autoatendimento em cidades estratégicas da Bahia e no Paraná.
O grupo utilizava um modus operandi sofisticado para burlar a segurança dos caixas eletrônicos (ATMs). Os criminosos simulavam operações de depósito para forçar a abertura mecânica do módulo do terminal. Uma vez aberto, utilizavam um dispositivo artesanal conhecido como “jacaré” para “pescar” e subtrair envelopes que continham dinheiro em espécie e cheques.
Somente nas sete ocorrências mapeadas nesta investigação, o prejuízo direto foi de R$ 24.702,00, embora a PF acredite que o dano histórico causado pelos suspeitos, que são reincidentes, seja muito superior.
A quadrilha concentrou seus ataques em seis municípios, realizando quatro furtos consumados e três tentativas frustradas nas cidades de Vitória da Conquista, Camaçari, Lauro de Freitas, Feira de Santana, Poções e Curitiba (PR).
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Polícia Federal

