Cidade em festa. A cidade de Lauro de Freitas, que fica localizada na Região Metropolitana de Salvador, comemora 52 anos de emancipação política nesta quinta-feira, dia 31. Em uma coletiva realizada na quarta-feira, dia 30, o prefeito Márcio Paiva (PP) e o vice-prefeito Bebel carvalho realizaram uma coletiva para anunciar novos projetos para o município.
Entre os projetos a serem anunciados estão a requalificação de campos de futebol, unidades de Saúde, ações de infra-estrutura entre as novas construções na cidade. O prefeito apresentou também dados de crescimento da cidade a exemplo de empregos e outros avanços conquistados nós últimos 17 meses.
História de Lauro de Freitas
A história se inicia no século XVI, em 1552, quando o então governador-geral, Thomé de Souza, cedeu alguns lotes de terra do litoral baiano a Garcia D’Ávila. Na região, instalou-se uma missão jesuítica, que deu origem à freguesia de Santo Amaro de Ipitanga. A população era formada por um grande número de indígenas habitantes do Morro dos Pirambás. Em virtude de sua proximidade com o mar, o que favorecia o escoamento da produção agrícola foi instalado na região engenhos de açúcar e com eles um grande contingente de africanos.
Originalmente, Lauro de Freitas pertencia a Salvador, até que, em 1880, passou a distrito de Montenegro, atual Camaçari. Em 1932, retornou a Salvador, assim permanecendo até 1962, quando foi transformado em município. Onze anos depois, passou a integrar a Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Em 1962, ano de sua emancipação política de Salvador, a região passou a se chamar Lauro de Freitas, em homenagem ao político baiano Lauro Farani Pereira de Freitas, candidato a governador do Estado, que faleceu em um acidente aéreo na campanha de 1950.
Foto: Reprodução
Tags:festa, Lauro de Freitas