A Polícia Militar empregará 1.625 policiais militares nas comemorações da Independência da Bahia com a Operação Dois de Julho. A operação, que teve início no dia 25 de junho com a transferência do governo para Cachoeira, seguirá até o próximo domingo, dia 5, com a volta do caboclo do Campo Grande para a Lapinha.
Na manhã desta terça-feira, dia 30, o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) iniciou a operação de escolta e acompanhamento do Fogo Simbólico, que consiste no controle de trânsito nas rodovias estaduais com saída da cidade de Cachoeira. Nas vias de acesso das cidades contempladas pela passagem da “Pira”, como Cachoeira, Saubara, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Candeias, Simões Filho e Salvador, o policiamento foi intensificado. A previsão de chegada será às 15h30 de quarta-feira, dia 1, no bairro de Pirajá, em Salvador.
Já no feriado de quinta-feira, dia 2, o policiamento será montado durante a madrugada com a realização de varreduras das vias e o policiamento da Lapinha, de onde sairá o cortejo. O efetivo estará distribuído por todo o trajeto e adjacências, inclusive nos pontos e terminais de ônibus, em barreiras de trânsito, em patrulhas e duplas.
Participam da operação parte do efetivo de sete Companhias Independentes de Polícia Militar e do 18º Batalhão, com apoio das unidades especializadas: Batalhão de Polícia de Choque, Esquadrão de Motociclistas Águia, Esquadrão de Polícia Montada e do Batalhão Especializado em Policiamento Turístico, além das Operações Gêmeos e Apolo.