Misericórdia. O Instituto Nacional de Meteorologia estendeu o alerta para altas temperaturas e 15 estados e o Distrito Federal estão na área atingida por uma onda de calor que segue vigente até a próxima sexta-feira, dia 17/11. A previsão é que os termômetros fiquem acima dos 30°C na maior parte do país e a temperatura média fique até 5ºC acima da média por mais de cinco dias seguidos.
Estão na área de alerta os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal. Também são atingidos partes do Amazonas, Para, Tocantins, Bahia, Piauí, Maranhão e Paraná.
O calor preocupa ainda por causa da baixa umidade do ar, o que pode provocar efeitos adversos na saúde da população.
No Sul do país, o alerta desta terça-feira (14) é para a possibilidade de tempestades e chuva forte de até 100 mililitros para regiões do Rio Grande do Sul e todo Paraná e Santa Catarina.
Esta é a quarta onda de calor registrada desde agosto no Brasil. Nesta segunda (13), a agência da ONU para o clima estimou uma maior duração do El Niño, que é o aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico. O fenômeno, responsável pelas altas temperaturas, deve seguir ativo pelo menos até abril de 2024.
Os efeitos do El Niño já são sentidos desde o meio do ano. Na semana passada, o observatório europeu Copérnico afirmou que o ano de 2023 será o mais quente em 125 mil anos na Terra.
Siga o @sitehoradobico NO INSTAGRAM.
Fotografia: Divulgação