Olha aí. As obras de requalificação do Hospital Martagão Gesteira, em Salvador, foram iniciadas esta semana, visando garantir melhores condições de atendimento ao público infantil do estado. Ao todo, R$ 880 mil serão investidos nesta primeira etapa, que consiste na construção da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cardiológica em uma área da unidade que estava desativada.
O valor é parte dos R$ 3 milhões arrecadados no show beneficente da cantora Ivete Sangalo e da Orquestra Juvenil da Bahia (Neojiba), realizado com o propósito de angariar fundos para a reforma do hospital. Idealizado pela primeira-dama do Estado e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Aline Peixoto, o evento ocorreu em dezembro do ano passado, na Arena Fonte Nova, reunindo cerca de 25 mil pessoas que abraçaram a campanha.
Após a conclusão da primeira etapa das obras, que teve início na segunda-feira (4), o Martagão vai passar a contar com 190 leitos, sendo 30 divididos igualmente em UTIs neonatal, pediátrica e cardiológica. Cada uma delas terá seus respectivos equipamentos e farmácias satélite.
“Essa é uma sensação muito boa de poder ajudar um hospital que tem mais de 50 anos. O trabalho foi feito com muito esforço. A primeira-dama se empenhou muito e os grandes artistas, como a cantora Ivete Sangalo, também. Além disso, a participação popular foi muito importante para a realização do evento. A população vai colher os frutos com a reforma do hospital”, afirma o relações públicas das Voluntárias Sociais, Gustavo Urpia.
Qualidade no atendimento
Para a enfermeira Milena Santos, supervisora da enfermaria clínica-cirúrgica, as obras de requalificação vão contribuir para a melhora também das condições de trabalho, impactando na qualidade dos atendimentos. “A requalificação do hospital vai permitir que mais cirurgias sejam realizadas. Hoje, infelizmente, temos casos de suspensão do procedimento por falta de leitos de UTI. Com a conclusão das obras, o tempo de espera dos pacientes será reduzido e, nós, profissionais, vamos poder melhorar o nível dos nossos atendimentos”, explica.
As mães dos pacientes também ficam entusiasmadas com o início das obras. A empregada doméstica Edcarla de Jesus recorreu aos serviços do hospital para o filho, que foi submetido a uma cirurgia de apêndice e já está próximo de receber alta médica. “Fomos muito bem atendidos aqui. A equipe médica nos deu todo o suporte necessário, mas a gente percebe que a estrutura física precisa de reformas. A gente nunca sabe quando vai precisar internar um familiar no hospital. Saber que ele está sendo bem cuidado nos tranquiliza”, revela Edcarla.
Próximas etapas
Administrado pela instituição filantrópica Liga Álvaro Bahia, o Hospital Martagão Gesteira é uma unidade sem fins lucrativos que realiza por ano 250 mil atendimentos, mais de sete mil internações e cerca de 5,7 mil cirurgias, além de 30 mil diagnósticos. Mais de mil colaboradores oferecem suporte integral para o cuidado físico, psíquico e social das crianças.
As duas últimas etapas das obras do Martagão envolvem a reforma das enfermarias, requalificação e ampliação do centro cirúrgico, que terá seis salas – duas a mais do que possui atualmente. “O hospital vai aumentar a capacidade de atendimento. É uma maneira de se atualizar em equipamentos e espaço para atender a demanda”, afirma o superintendente da Liga Álvaro Bahia, Antônio Novaes. A unidade também vai receber uma nova pintura, de responsabilidade das tintas Coral.
Fotos: Pedro Moraes/GOVBA
Tags:Hospital Martagão Gesteira, obras de requalificação, reforma, reforma do Hospital Martagão Gesteira