Para ampliar as coberturas vacinais e atualizar as cadernetas de vacinação da população que vive nas regiões de fronteira das 33 cidades gêmeas brasileiras, o Ministério da Saúde segue atuando com o “Plano de Ação: Estratégia de Vacinação nas Fronteiras de 2022” para elevar as taxas de imunização nesses municípios. No sábado, dia 26/11, a mobilização seguiu sendo realizada na Cidade de Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai, a partir das 09h30. As vacinas estarão disponíveis no Parque Internacional da cidade.
Pessoas de todas as idades podem se imunizar com as doses recomendadas de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. Serão utilizados como indicadores de monitoramento e avaliação da estratégia as coberturas vacinais dos seguintes imunizantes:
• Vacinas Poliomielite;
• Tríplice Viral;
• Covid-19;
• Febre Amarela;
• Influenza;
A Pasta reforça que as baixas coberturas vacinais nessas regiões representam alto risco para a saúde pública, pois a população se expõe a possíveis epidemias e surtos, com consequentes prejuízos para a comunidade e sobrecarga nos serviços de saúde.
A meta do Ministério da Saúde é atualizar a situação vacinal da população, de todas as faixas etárias, residente nos municípios brasileiros ou estrangeiros que estiverem no Brasil, considerando todas as vacinas orientadas no Calendário Nacional de Vacinação e vacina Covid-19 e, com isso, evitar novos casos e a reintrodução de doenças imunopreveníveis em território nacional.
A estratégia de intensificação vacinal nas áreas de fronteira segue até o dia 16 de dezembro de 2022, conforme o cronograma. Os países que fazem fronteira com o Brasil serão convidados a aderir ao Plano, com a inclusão das cidades que fazem fronteiras com os 33 municípios brasileiros selecionados. Por isso, cidades estrangeiras também serão contempladas com a ação.
Ministério da Saúde
SIGA @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Walterson Rosa/Divulgação/MS
Tags:CALENDÁRIO VACINAL, FRONTEIRA, vacinação