Mais de 1500 policiais, entre civis, militares e bombeiros vão garantir a paz na a Lavagem do Bonfim, que acontece nesta quinta-feira, dia 14. O trajeto entre a Conceição da Praia e a Colina Sagrada terá o policiamento reforçado, bem como os principais acessos ao tradicional cortejo e os corredores de tráfego. O secretário Maurício Barbosa participará da procissão, acompanhando o trabalho realizado pelos profissionais da segurança pública.
O esquema especial da Polícia Militar tem início já às 6 horas, com o acompanhamento da Corrida Sagrada, que percorrerá o trajeto entre a Igreja da Conceição da Praia e a Igreja do Bonfim. O policiamento ostensivo será reforçado com policiais do Esquadrão de Motociclistas
Águia, das companhias independentes do Comando Baía de Todos os Santos, das operações Apolo e Gêmeos e da Companhia Independente de Policiamento e Tático (CIPT).
O reforço da PM inclui ainda alunos do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em estágio supervisionado, homens e
mulheres dos batalhões de Choque, de Eventos, de Polícia Turística, de Guardas, Cavalaria, Companhia de Polícia de Proteção Ambiental e Grupamento Aéreo (Graer).
Ao todo serão 200 patrulhas, 20 postos elevados de observação e quatro bases comunitárias móveis de segurança que estarão distribuídas ao longo do trajeto. Também haverá patrulhamento nas estações de transbordo e de metrô, corredores de tráfego, pontos de ônibus e nas vias de acesso à festa do Bonfim.
A Polícia Civil, por sua vez, participará da festa com três postos instalados na Conceição da Praia e no Bonfim, além do reforço no efetivo da 3ª Delegacia Territorial (Dendezeiros) e da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur/Pelourinho), para garantir agilidade no atendimento. Um carro presídio também estará à disposição para transportar as pessoas detidas na festa, que serão encaminhadas ao Complexo Policial dos Barris.
Foto Divulgação