Jornalista da TV Globo é detido com 240 quilos de cocaína falsa

O jornalista Alex Barbosa é da TV Centro América, afiliada da Globo no Mato Grosso - Foto: Reprodução

E agora? O jornalista Alex Barbosa, da afiliada da TV Globo no Mato Grosso, foi detido na noite de segunda-feira, dia 12, durante a produção de uma reportagem para o Jornal Nacional que simulava o transporte de drogas pela fronteira entre a Bolívia e o Brasil. Ele foi detido juntamente com dois funcionários da TV Centro América e um motorista boliviano, com 240 quilos de pó de gesso, que simulava cocaína.

Em depoimento à Polícia Federal, os profissionais informaram que o objetivo da reportagem era mostrar a fragilidade do combate às drogas na fronteira. Mas o grupo foi detido por policiais do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), unidade da Polícia Militar (PM) do Mato Grosso que combate o tráfico.

A equipe estava dividida em dois veículos, modelos Gol e Parati, e foram abordados quando trafegavam pela BR-070. Eles foram conduzidos para a mdelegacia da PF no município de Cáceres, onde foram ouvidos.

Em nota, a Polícia Federal informou que o material transportando era branco e aparentava ser cocaína e que, por causa disso, foram conduzidos à delegacia. Eles foram liberados ainda na madrugada desta terça-feira, dia 13.

Os dois veículos usados na reportagem, sendo que um deles com a logomarca da TV Centro América e outro descaracterizado, foram apreendidos pela polícia e ainda não foram liberados. A PF informou ter instaurado inquérito para apurar o caso e encaminhado o material apreendido para o setor técnico-científico da PF, em Cuiabá, onde deve passar por perícia.

Devido o risco da reportagem, a equipe havia informando ao Ministério Público Federal (MPF) sobre a viagem, passando pela fronteira, e os cuidados tomados para que os profissionais não corressem perigo.

A TVCA informou que tem o recibo da compra do gesso de revestimento e que o material foi embalado pela própria equipe para a reportagem.

Tags:,