O deputado Jânio Natal (Podemos) apresentou, na Assembleia Legislativa, a Projeto de Resolução nº 2.915/2020, no intuito de conceder a Comenda 2 de Julho à médica Raissa Oliveira Azevedo de Melo Soares.
A profissional de saúde é natural de Belo Horizonte, graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e reside desde 2019 em Porto Seguro, onde é médica da estratégia do Programa de Saúde da Família, plantonista do Hospital Regional Luís Eduardo Magalhães e do pronto socorro, além de atuar nos leitos de Clínica Médica do Hospital Navegantes.
“Possui grande experiência na área médica. Só por sua atuação em diversas unidades de saúde e pelos serviços prestados a incontáveis pacientes, já se tornaria a doutora Raissa credora de todas as homenagens. Entretanto, é neste momento grave em que enfrentamos a pandemia causada pelo miserável coronavírus que a doutora Raissa merece ainda maior destaque. Por iniciativa própria, ela criou e vem divulgando um método eficaz para o combate ao vírus”, explicou o deputado Jânio Natal.
O parlamentar relata que a médica gravou um vídeo e divulgou nas redes sociais fazendo um apelo aos colegas de profissão para que considerem, neste momento, toda síndrome gripal como Covid-19. “Com isto, estará reduzindo a carga viral. Apresenta uma receita para o tratamento, baseada no protocolo do Comitê Operacional de Emergência, no caso de infectados. Mais do que isto, porém, ressalta a importância de manter em alta a imunidade de nosso organismo, para a defesa eficiente contra o vírus. Sugere o uso das vitaminas A, C e D, e dos minerais zinco e selênio, para fortalecer a imunidade. Assim, além de tornar mais difícil o contágio, ainda que este venha a ocorrer, o nosso organismo terá melhores condições de combater o vírus”, afirma o deputado.
Ainda de acordo com Jânio Natal, o vídeo tem recebido vários elogios e um número cada vez maior de médicos e de pessoas seguem as recomendações da médica. “Desta forma, contribui para preservar a saúde e a vida de inúmeros baianos. Justifica-se inteiramente, portanto, a presente homenagem a esta ilustre médica, que se destaca não apenas por sua competência, mas também pela conduta íntegra e pela atenção aos pacientes e à comunidade, que a fazem credora da admiração e da estima de todos que a conhecem”, argumentou o legislador.