Nesta quinta-feira, dia 2 de julho, é comemorado os 192 anos da Independência do Brasil na Bahia. A programação do desfile começa às 6h, quando acontece a Alvorada com queima de fogos na Lapinha. Às 8h, é feita a organização do Cortejo Cívico, que se inicia às 9h30 e segue em direção à praça Thomé de Souza, local onde os carros emblemáticos dos caboclos são recolhidos por volta das 11h30.
No período da tarde, às 13h30, acontece a Cerimônia Cívica no 2º Distrito Naval. Às 14h, o cortejo será organizado para sair uma hora depois. Às 17h, os Carros Emblemáticos chegam ao Campo Grande, onde serão realizadas as últimas homenagens das autoridades políticas e militares. A atleta que irá acender a pira do Fogo Simbólico será Marily dos Santos, líder do Circuito Brasileiro de Corrida de Rua.
Este ano, o tema do desfile de 2015 será “Guerreiras da Independência”, em homenagem às mulheres que participaram da luta pela Independência da Bahia e do Brasil, representadas por Maria Quitéria, Joana Angélica e Maria Felipa.
Além disso, o cortejo irá fazer uma homenagem especial à historiadora Consuelo Pondé, às 16h, com uma parada em frente ao IGHBA (Instituto Geográfico e Histórico da Bahia), instituição que dirigiu durante 20 anos. Ela foi uma grande incentivadora e responsável por manter a tradição dos desfiles da independência da Bahia, falecendo no dia 14 de maio de 2015.
Programação Cultural
Nesta edição, um total de 46 fanfarras irão participar do desfile, divididas em 20 no turno matutino e 26 no turno vespertino. Os grupos provêm das escolas municipais, estaduais e do interior da Bahia. Além disso, o Afoxé Filhas de Gandhy fará uma participação especial pela manhã.
A programação musical se inicia na noite após o desfile, a partir das 18h, com o XXIV Encontro de Filarmônicas e na sexta, às 19h, acontece o Baile da Independência com participação de Armandinho, ambos sob a coordenação do maestro Fred Dantas. Na sexta-feira, sábado e domingo, a Feira do Livro “Ao Pé do Caboclo” movimenta o Campo Grande das 9h30 às 18h. No domingo, às 17h, acontece a Volta dos Carros Emblemáticos, com a atuação da Orquestra do Maestro Reginaldo de Xangô, fanfarras e grupos culturais.
Foto: Divulgação/Gov. da Bahia