No carnaval, o uso da tecnologia vai tomar conta dos circuitos e, para os operadores de drones, que pretendem mostrar a festa de todos os ângulos, o Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar (Graer) orienta como utilizar o equipamento durante a folia.
“O primeiro passo é se regulamentar. O operador deve passar pelos três órgãos que regem o espaço aéreo no Brasil: a Aviação Nacional de Aviação Civil (Anac), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo da Aeronáutica (Decea)”, afirmou o comandante do Graer, tenente-coronel PM Renato Lima.
Segundo ele, devidamente registrado, o operador deve atender às demais normas da legislação. “Esperamos que as pessoas utilizem devidamente o equipamento”, disse, advertindo que o mau uso pode ocasionar acidentes aéreos graves.
Detalhou ainda as punições sofridas por quem estiver colocando em risco a população com o equipamento. “Quem for flagrado usando o aparelho de forma irregular será abordado e, confirmado o delito, encaminhado para uma delegacia”, explicou.
Foto: Alberto Maroux / SSP