Gabrielli diz à Justiça que nunca suspeitou de cartel na Petrobras

1225,gabrielli-diz-a-justica-que-nunca-suspeitou-de-cartel-na-petrobras-2

Olha aí. O ex-secretário de Planejamento do governo baiano e ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, afirmou à Justiça Federal na quarta-feira, dia 17, que nunca suspeitou de cartel ou combinação de preços em obras da estatal, alvo da Operação Lava Jato. “Nunca ouvi informações que levassem a suspeitar de vazamento [de orçamentos], de combinação de cartéis ou combinação de preços na Petrobras”, disse, em audiência, segundo informações da Folha de São Paulo.

Gabrielli foi convocado a depor como testemunha de defesa do ex-diretor de Serviços Renato Duque, suspeito de desvio de recursos da empresa. Segundo o Ministério Público, um cartel formado por empreiteiras superfaturou orçamentos e desviou R$ 292 milhões da estatal. De acordo com o ex-presidente da companhia, naquele período, o pequeno número de competidores aptos a construir obras como aquelas gerava “uma certa elevação de custos”.

“A complexidade de alguns desses projetos também preocupava a diretoria. Mas nada que nos levasse a imaginar comportamentos inadequados”, disse Gabrielli. Segundo ele, o processo licitatório era “tocado operacionalmente” pelas diretorias de Serviços e de Negócios. Depois, o resultado da licitação voltava à sua aprovação ou não.

Foto: Agência Brasil

Tags:, ,