
Vixe. Postos de gasolina de Lauro de Freias e Simões Filho são alvos da operação Acesso Remoto da Polícia Civil, na manhã desta quarta-feira (28/1). A ação apura a suposta prática de adultertação e fraude na comecialização de combustíveis em postos na Região Metropolitana de Salvador.
As investigações tiveram início após a Delegacia de Defesa do Consumidor (DECON) receber representação do Ministério Público, apontando a existência de uma organização criminosa voltada à adulteração de combustíveis por meio da instalação de mecanismos eletrônicos subterrâneos, acionados remotamente.
Como funciona o esquema
Segundo a apuração, a fraude acontece com a instalação de equipamentos eletrônicos escondidos nas bombas de combustível e no subsolo dos postos. Esses dispositivos não fazem parte do sistema original e são usados para enganar o consumidor. Por meio deles, o posto consegue controlar à distância o funcionamento da bomba, alterando a quantidade de combustível que é liberada ou a qualidade do produto vendido.
Na prática, o cliente paga por uma quantidade maior de combustível do que realmente recebe ou abastece com um combustível adulterado, misturado com substâncias de menor qualidade. Como parte do esquema fica enterrada, ligada a válvulas e tanques subterrâneos, a fraude não é facilmente detectada em fiscalizações comuns.
Além disso, o sistema pode ser desligado rapidamente quando há fiscalização, fazendo a bomba parecer normal no momento da vistoria. Por esse motivo, a DECON solicitou autorização judicial para acessar todas as áreas dos postos, inclusive as subterrâneas, a fim de localizar os equipamentos escondidos e comprovar a fraude.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Polícia Civil

