Força Nacional no Extremo Sul da Bahia

A pressão subiu. A Força Nacional de Segurança Pública será enviada ao Extremo Sul da Bahia para reforçar a atuação das autoridades diante dos conflitos entre comunidades indígenas e fazendeiros que disputam a posse de terras na região desde março. A medida foi confirmada pelo Governo da Bahia nesta quinta-feira, dia 17/4, e tem como objetivo garantir a ordem pública e a segurança.

A presença da tropa federal ocorre após recomendação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o aval do Ministério dos Povos Indígenas e do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (MUPOIBA). De acordo com nota oficial, o efetivo atuará em áreas de interesse da União, em cooperação com as autoridades locais e com o apoio das forças estaduais, que seguem com presença ativa na região.

“O governo do Estado informa que manterá suas ações regulares de policiamento na região do extremo sul, conforme prevê a Constituição Federal, e seguirá atuando, em conjunto com a Polícia Federal, para assegurar a paz e a ordem pública”, diz um trecho do comunicado.

A gestão estadual também reafirma seu compromisso com o respeito à Constituição, destacando a relevância da demarcação de terras indígenas e a defesa da propriedade privada. “O diálogo é o único caminho legítimo e duradouro para a construção de soluções pacíficas e sustentáveis”, reforça a nota.

Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM

Fotografia: Arquivo/Sejusp

Tags:, ,