Feira de Santana: Criança morre após famíia não conseguir vaga na UTI

familia-300x173

Absurdo. Um bebê de cinco meses morreu de insuficiência respiratória após a mãe dele não conseguir vaga em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O caso aconteceu na manhã de terça-feira, dia 30, em Feira de Santana.

Na noite de domingo, dia 28, a mãe de Camili Santos Batista foi orientada no Pronto-Socorro 24 Horas do bairro do Tomba a dar a ela remédios para rinite, tosse alérgica e asma. Depois de receber as medicações, o bebê dormiu. Na segunda, dia 29, às 20h, tomou segunda dose e, por volta das 23h30, passou mal e foi levada ao hospital da Unimed. Na unidade, a criança ficou internada até as 11h30 desta terça.
A família foi orientada a transferir a paciente para uma unidade de referência e com UTI pediátrica devido à gravidade de seu estado. Depois da dificuldade em conseguir uma vaga em UTI, o bebê morreu após sofrer quatro paradas cardíacas..

Os familiares acusam a Unimed de não providenciar transferência para um hospital privado com UTI pediátrica.

Segundo a família, a criança foi internada por volta da meia-noite de segunda-feira e até as 11h30 de terça não se conseguiu sua transferência, mesmo tendo o diagnóstico de uma broncoaspiração grave.

A assessoria de comunicação da Unimed explicou que a criança deu entrada no hospital em estado grave e recebeu total assistência, mas a unidade não tem UTI. Além disso, o serviço social da instituição tentou vaga em todos os hospitais das redes pública e privada, até na capital, mas não encontrou.

A assessoria da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia informou que não poderia regular uma paciente da rede particular para a pública. E que a criança estava internada num hospital particular e com plano de saúde com cobertura. O procedimento seria o serviço social da Unimed solicitar a transferência para a rede pública.

Foto: Reprodução

 

Tags:, ,