Deputado inicia greve de fome na Câmara; saiba o motivo

Vixe. O deputado federal Glauber Braga (PSOL) deu início a uma greve de fome nesta quinta-feira, dia 10/4, em protesto contra a aprovação de seu processo de cassação pelo Conselho de Ética da Câmara. Em seu primeiro dia de manifestação, ele recebeu o apoio de colegas de bancada e do frei Davi Santos, da Educafro Brasil.

Segundo informações da imprensa, Glauber afirmou que não deixará o Congresso, mesmo durante o período de recesso informal das próximas semanas. Ele permanece no plenário do Conselho de Ética, no Anexo II da Câmara, onde há presença constante de agentes da Polícia Legislativa. Cerca de 15 pessoas, entre militantes e apoiadores, acompanham o parlamentar no local.

O acesso da imprensa ao plenário está permitido apenas uma vez por hora, e Glauber não concede entrevistas. De acordo com sua equipe, o deputado dormiu no chão da sala e está sendo monitorado por uma equipe médica.

A assessoria informou que o deputado está há mais de 30 horas sem se alimentar e sem sair do prédio da Câmara. Apesar do jejum, sua pressão arterial está normal, e ele ingeriu apenas dois copos de isotônico e água na manhã desta quinta. Glauber também tomará banho nas dependências da Câmara durante o protesto.

A decisão do Conselho de Ética de cassar o mandato do deputado foi aprovada por 13 votos a 5, mas ainda cabe recurso, e a medida precisa ser confirmada pelo plenário da Casa. Glauber foi acusado de quebra de decoro parlamentar após expulsar com chutes, em abril de 2024, o militante do Movimento Brasil Livre (MBL), Gabriel Costenaro, das dependências do Congresso.

Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM

Fotografia: Divulgação 

Tags:,