Depois de uma semana, serviços do INSS voltam a funcionar

Olha aí. Os serviços do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) voltaram a funcionar normalmente após uma semana de suspensão dos atendimentos presenciais e os canais de atendimento ficarem fora do ar. Entre os canais está o simulador de aposentadoria, que pode ser acessado pelo site ou aplicativo a partir desta quarta-feira (4/2).

A ferramenta realiza sete tipos de cálculos e compara as regras da Previdência. Com isso, mostra quanto tempo falta para atingir a idade mínima ou completar o número de contribuições exigidas.

Para quem está a até cinco anos da aposentadoria, o sistema também apresenta uma estimativa do valor do benefício. Mesmo assim, especialistas alertam que o simulador nem sempre traz informações corretas.

Isso acontece porque os dados usados pelo sistema vêm do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que pode estar desatualizado ou incompleto. Além disso, o simulador não considera situações especiais, como as de professores, pessoas com deficiência ou trabalhadores expostos a agentes nocivos à saúde.

Com isso, antes de fazer o pedido de aposentadoria, é importante conferir e atualizar as informações no CNIS e reunir todos os documentos que comprovem possíveis condições especiais.

Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM

Fotografia: Reprodução / INSS