Cidade baiana homenageia produtores de coco durante festejos juninos

São João chegou. Com o tema “Verso e Tradição num Cordel de São João”, a Cidade de Rodelas, mais conhecida como a terra do coco, no Norte da Bahia, abriu os festejos juninos com muito arrasta-pé na noite de sábado, dia 15/6. Após entregas na Cidade, o governador Jerônimo Rodrigues prestigiou o evento, que segue até 24 de junho, no Centro Desportivo, com apresentação de quadrilhas e atrações regionais. A festa tem o apoio da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado (Sufotur).

O festejo de 2024 presta homenagem ao homem do campo, agricultor e produtor de coco da Cidade, já que o Município é destaque na produção do fruto no Brasil. “Estou muito feliz em fechar o sábado aqui em Rodelas, na abertura desse São João, que é uma festa potente, muito bonita e bem organizada, que gera renda e dinamiza a economia, principalmente para o produtor de coco”, alinhavou o governador.

Para Fabrícia, dona da barraca Água de Coco, presente no evento, a renda triplica durante o São João. “Em apenas dez dias, vendemos entre 15 e 20 mil reais em água de coco. Em nenhuma outra época do ano ganhamos tanto. E isso é maravilhoso, já que a maior parte da minha renda vem dessa produção, há mais de 15 anos”, afirmou a pequena produtora de Rodelas.

A abertura da festa, que tem o apoio da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado (Sufotur), contou com a apresentação dos povos indígenas da aldeia Tuxá, que reverenciou a imagem do santo São João Batista em frente à igreja católica da Cidade. Uma tradição de décadas nesta época do ano.

Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM

Fotografia: Joá Souza/Divulgação/GOVBA

Tags:, , ,