Tudo organizado. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou vistorias e atividades preventivas nesta segunda-feira, dia 23/12, na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio. O espaço receberá o Festival Virada Salvador, entre os dias 27 e 31 de dezembro.
A iniciativa do órgão, vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), faz parte do Plano Verão Sem Mosquito, com intervenções em locais com grande circulação de pessoas no período da alta estação. Na Arena, foram mobilizadas ações para o combate ao Aedes aegypti, ninhos de marimbondos, roedores e abelhas na localidade, para garantir a comemoração de forma segura e tranquila para os foliões.
A diretora de Vigilância e Saúde, Andréa Salvador, explica que toda a extensão do evento, como camarotes, palcos, pista e Vila Gastronômica, foi supervisionada e recebeu tratamento pelos agentes de endemias. As atividades envolveram eliminação de criadouros do mosquito, controle químico (desratização) e identificação de colmeias de abelhas ou marimbondos para realocação.
“Estamos empenhados em garantir um final de ano de muita felicidade e curtição para os foliões que irão aproveitar o Festival Virada Salvador. As ações preventivas são a chave para evitar a circulação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya; bem como dos roedores que, através da urina, podem transmitir a leptospirose. As colmeias que estavam no entorno foram removidas para não acontecer nenhum incidente com possíveis enxames”, relata.
As demais ações de combate seguem sendo realizadas ao longo da capital, com o monitoramento, bloqueios de casos notificados e iniciativas educativas. Além disso, em casos suspeitos da doença ou imóveis abandonados com focos, o canal do Fala Salvador segue disponível, através do 156, ou pelo site Salvador Digital, no endereço www.salvadordigital.salvador.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia / Fonte: Ascom/SMS