Justa homenagem. Uma sessão especial foi realizada na noite de terça-feira, dia 12/9, para celebrar os 15 anos da Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM), completados em 11 de julho. De autoria do vereador Téo Senna (PSDB), a atividade legislativa aconteceu no Plenário Cosme de Farias da Câmara e contou com a presença da vice-prefeita da capital, Ana Paula Matos.
Em seu discurso, Téo Senna afirmou que participou da criação da GCM, quando o projeto foi aprovado na Casa, em 2007. Ele também mencionou as ações que contribuíram para a evolução da Guarda ao longo dos anos.
“Quero compartilhar a minha experiência como vereador para a existência desta respeitada instituição, implantada em 11 de julho de 2008. Com a vivência de cinco mandatos como vereador desta Casa, tenho a honra de dizer que participei da criação da Guarda Civil Municipal, em 2007, na gestão do prefeito João Henrique. No decorrer desses 15 anos, a GCM recebeu diversos investimentos, assim como foi criado recentemente o Centro Integrado de Inteligência, Comando e Videomonitoramento, o regimento próprio e o plano de carreira e vencimentos”, ressaltou o vereador.
A vice-prefeita Ana Paula Matos compartilhou suas experiências com a Guarda em várias pastas pelas quais passou na Prefeitura.
“É uma emoção enorme estar aqui não só como vice-prefeita e cidadã, mas também como secretária, diretora e colega que passou por inúmeras pastas e, nos momentos mais difíceis, pude contar com a Guarda Municipal, como na eleição do Conselho Tutelar e quando a gente fez as visitas do Programa Primeiro Passo. Se eu falar da saúde, vocês estão presentes o tempo inteiro. Na pandemia, não existiria auxílio emergência, não existiria distribuição de comida, não existiria acolhimento das pessoas em situação de rua se não existisse a Guarda Civil Municipal. Se a gente pensar em outras passagens, como na educação, cuja pasta fui diretora geral, vocês também estavam lá. Não tem uma Prefeitura-Bairro que funcione sem vocês. A presença da Guarda é uma presença que nos dá segurança. É uma instituição que tem peso, que tem valor. Vocês são referência, vocês têm história”, enalteceu.
Maurício Lima, diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência de Salvador, relembrou o contexto em que ingressou na instituição, com o desafio de estabilizar as ações da Guarda para que ela fosse reconhecida por todos e satisfatória para seus servidores.
“Entrei em 2016 na Guarda Municipal e, naquele momento, a notícia era de que a Guarda estava instável, que vivia uma crise de um evento bem traumático que ocorreu na Praça Cairu, cuja postura não era a que se esperava da Guarda. Então, neste contexto, entrei com o chamamento do prefeito ACM Neto, que tinha o desejo de que a Guarda se desenvolvesse. Então ele me pediu que eu voltasse para dentro da Guarda, que conhecesse a instituição, verificasse todos os pleitos que não vinham sendo atendidos, que formasse um diagnóstico e o aproximasse dela. Isso foi feito, entendi quais eram as dificuldades e os principais pleitos, e fomos trabalhando para que as ações se concretizassem. Passados esses sete anos, consigo olhar para trás e ver o desenvolvimento da Guarda. É notório o quanto vocês cresceram e se estabeleceram e são reconhecidos pela sociedade e por todas as instituições. São vocês na rua que propagam a essencialidade da Guarda Civil Municipal, passando a ser lembrados com grandes serviços prestados”, destacou Lima.
Além do vereador Téo Senna, fizeram parte da mesa o vereador Alberto Braga; o tenente-coronel Gabriel Neto, assistente militar da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), representando o secretário Marcelo Werner; o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência de Salvador, Maurício Lima; e Marcelo Silva, inspetor geral da Guarda. A solenidade contou com a apresentação da Banda de Música da GCM.
SIGA @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fonte da notícia: Assessoria do vereador
Fotografia: Valdemiro Lopes/Divulgação/CMS