Considerada uma das maiores manifestações religiosas do mundo, a Lavagem do Senhor do Bonfim, comemorada nesta quinta-feira 14/1, teve programação completamente modificada este ano em função das medidas sanitárias para frear o avanço do coronavírus. Entre as principais mudanças está o desfile da imagem do Senhor do Bonfim em carro aberto, sem a presença de fiéis. Neste cenário, a Prefeitura faz um apelo para que a população acompanhe de casa a programação do festejo.
O prefeito Bruno Reis, inclusive, não vai estar presente da festa. Como autoridade municipal, ele foi convidado a participar da missa da manhã e a receber a chegada da imagem do Senhor do Bonfim na basílica que leva o nome do santo, na Colina Sagrada. “Em respeito às vítimas da Covid, irei acompanhar a missa do Bonfim através das redes sociais. Farei isso da Prefeitura, mantendo a fé de que vamos vencer o coronavírus. Não podemos relaxar, principalmente nesse momento difícil da pandemia. Evite aglomerações”, escreveu ele nas redes sociais.
O prefeito também gravou um vídeo pedindo que as pessoas façam suas orações de casa. “Todo ano nós convidamos vocês para a tradicional caminhada do Senhor do Bonfim, saindo da Igreja da Conceição da Praia até a Colina Sagrada. Este ano, por conta da Covid-19, temos que celebrar a nossa fé de outra forma. Pedimos a vocês: quem tem fé fique em casa”, salientou.
“Nós ainda estamos nesse enfrentamento ao coronavírus. E mais do que nunca, diante do crescimento dos números no mundo, no Brasil e aqui em Salvador, precisamos evitar aglomerações”, acrescentou o prefeito.
O chefe de Executivo municipal lembrou que os fiéis poderão acompanhar a programação da Lavagem do Bonfim virtualmente por meio do site www. santuariosenhordobonfim. com/ webtv e redes sociais da basílica. “Faço esse pedido em nome da cidade. Vamos juntos continuar unidos no enfrentamento ao coronavírus”, complementou.
Campanha – Para conscientizar a população sobre a necessidade de manter distanciamento social no dia da Lavagem do Bonfim, a Prefeitura também criou uma campanha publicitária, com o tema “Quem tem fé fica em casa”.
A peça preparada pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) promove a mensagem de que a melhor maneira de festejar o Senhor do Bonfim é acompanhando as celebrações à distância, respeitando a vida. Também informa que a Colina Sagrada estará interditada para visitação e que a santa imagem do Senhor do Bonfim desfilará em alguns locais da cidade (toda a operação especial da Prefeitura para amanhã já foi divulgada à imprensa).
Tags:Bonfim, Bruno Reis, Lavagem do Bonfim