
Olha aí. O BRT Salvador alcançou 82% de aprovação entre seus usuários, segundo a edição 2025 da pesquisa QualiÔnibus, que avalia a qualidade do transporte público em capitais e grandes Cidades brasileiras. O levantamento é conduzido pelo WRI Brasil e inclui municípios como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte.
De acordo com o estudo, a avaliação positiva reflete características do sistema implantado na capital baiana, como o embarque em nível, que facilita o acesso de idosos e pessoas com deficiência, a operação em faixas exclusivas, que contribui para a regularidade das viagens, e a utilização de ônibus elétricos, associados à redução da poluição e à melhoria da qualidade do ar.
Atualmente, o BRT Salvador transporta mais de 2 milhões de passageiros por mês e se consolidou como um dos principais eixos da mobilidade urbana da Cidade.
O secretário municipal de Mobilidade (Semob), Pablo Souza, afirmou que o resultado está relacionado à experiência cotidiana dos usuários. “O BRT tem características que reduzem o tempo de viagem, como o corredor exclusivo. Isso muda a rotina de quem depende do transporte todo dia. Seguimos avançando com um serviço de qualidade e que oferece mais conforto ao usuário”, disse.
Além do desempenho do BRT, a pesquisa aponta um crescimento de 8% na satisfação geral dos usuários com o sistema de transporte de Salvador. O índice considera critérios como integração entre modais, conforto de estações e terminais, condições dos abrigos, formas de pagamento e recarga, entre outros aspectos da experiência do passageiro.
No cenário internacional, Salvador foi anunciada como vencedora do Prêmio Transporte Sustentável (Sustainable Transport Award – STA) 2026, concedido pelo Instituto de Política de Transporte e Desenvolvimento (ITDP). A premiação reconhece iniciativas voltadas à expansão e modernização do BRT, incluindo a adoção de ônibus elétricos, melhorias de acessibilidade em ruas e estações e ações de inclusão de gênero.
A prefeitura também prevê uma ampla renovação da frota de transporte público. Nos próximos meses, cerca de 300 novos ônibus com ar-condicionado devem ser incorporados ao sistema, por meio de financiamento do BNDES. A capital contará ainda com 200 veículos previstos na renovação anual obrigatória das concessionárias e outros 180 ônibus com ar-condicionado destinados à renovação total da frota do Sistema de Transporte Especial Complementar (STEC).
Segundo Pablo Souza, a ampliação da frota integra a estratégia de fortalecer um sistema mais eficiente e sustentável. “Este é um ano de marcos importantes no transporte de Salvador. Teremos ônibus novos chegando a partir de março e que atenderão inúmeras regiões, a exemplo do Subúrbio e Brotas”, afirmou.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Jefferson Peixoto / Secom PMS

