Barrados no baile. Três brasileiros e dois portugueses foram detidos pela Polícia de Potugal. Eles levaram mais de 170 kg de cocaína do Brasil até Lisboa em um jatinho, a droga era avaliada em 6 milhões de euros (cerca de R$ 40 milhões).
A prisão aconteceu no dia 1º de outubro, mas a polícia portuguesa só divulgou a operação nesta semana. Batizada de “white-wing” (asa branca, em inglês), a operação identificou que esta rede internacional de traficantes comprou a aeronave apenas com o intuito de transportar entorpecentes para a Europa usando uma fachada de viagens de luxo.
Portugal seria apenas a porta de entrada para os entorpecentes, que teriam como destino final os grandes países do mercado europeu. Os cinco podem pertencer a uma organização maior, de acordo com Rui Sousa, coordenador da Polícia Judiciária de Portugual.
“Estamos em plena cooperação com as autoridades brasileiras e sabemos que uma das pessoas já tinha antecedentes por outros tipos de crimes”, disse ele à emissora pública RTP.
Fotografia: Divulgação