Bloco Ôxiii leva tradição e irreverência para o circuito Sergio Bezerra na Barra

IMG_2989

Olha aí. As cores dos abadás e alegria dos foliões chamam atenção de quem acompanha a passagem do bloco Ôxiii na Avenida Oceânica, na quarta-feira que antecede o Carnaval. Quem comanda a festa são as bandas de sopro e percussão, que trazem o repertório de antigas e atuais marchinhas da maior festa de rua do mundo.

Fundado em 2011, o bloco Ôxiii foi idealizado por um grupo de amigos que veraneavam em Barra de Jacuípe, no Litoral Norte da Bahia. O que começou por uma simples brincadeira, ganhou corpo e hoje se consolidou como uma das principais atrações do novo Circuito Sergio Bezerra. A proposta do grupo é promover diversão sem fins lucrativos e sim, com o cunho social.

 “Trazer o Ôxiii para a Avenida era um desejo antigo nosso, pois precisávamos arrecadar fundos para fazer doações às instituições de apoio ao idoso e crianças órfãs. Hoje, o bloco está arrastando uma multidão de foliões, colorindo e animando a Barra. Além disso, nos ajuda a manter e divulgar o trabalho solidário” comenta um dos  idealizadores do bloco.

IMG_6162

Com a média de mil foliões, o bloco também promove a inclusão de cadeirantes e portadores de necessidades especiais, dando a eles acessibilidade e oferecendo lazer e segurança na folia. Famílias inteiras se encontram na quarta-feira do bloco Ôxiii, onde há espaço para o público de todas as idades, que buscam um carnaval tradicional  com  tranquilidade de um bloco de rua.

A foliã Márcia Angelopes comenta que não era adepta de carnaval, mas mudou seu conceito após ser convidada para curtir o bloco Oxiii em 2013. “Adorei! É o bloco do momento, o percurso é tranquilo, muitos amigos, brincadeiras e segurança, levo toda a família”, garante Márcia.

 

O grupo carnavalesco oferece ao folião boa música, em um percurso de 4 km, abada (camisa personalizada), que dá acesso ao evento, cordão de isolamento com segurança e bar andante, com bebidas geladinhas para garantir a hidratação no calor do verão de Salvador.

Francisco dos Santos, conhecido como “tiquinho”, define o Bloco Oxiii como a junção da felicidade. “Sou folião desde a fundação em 2011, e me acompanha todos esses anos uma média de 25 amigos que buscam alegria no carnaval. O Oxiii é uma grande confraternização, um encontro de famílias e amigos que acontece uma vez por ano”, diz Francisco.

As camisas do bloco Ôxiii podem ser encontradas no hotel Alamar, no Bairro de jardim Armação. Os organizadores prometem fazer uma série de surpresas para o folião que pegar o bloco desde a concentração.

 

 

 

 

Assista ao vídeo

Tags:, ,