Cerca de 200 animais silvestres foram resgatados na madrugada desta terça-feira 18/9, na BR -101, perto da Cidade de Ubaitaba, no interior da Bahia.
Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) localizaram um condutor de um veículo engatando marcha ré ao perceber a presença policial. Eles conseguiram alcançar o automóvel e, ao fazer a revista no interior do veículo, encontraram gaiolas vazias.
De acordo com informações da Polícia, o motorista informou que estava transportando duas aves da espécie papa-capim. No entanto, quando os policiais finalizaram a revista, encontraram caixas escondidas que continham 200 aves silvestres, que estavam sendo transportadas de maneira ilegal.
Entre as espécies que foram resgatadas, foram encontrados papa-capim, azulão, canário-da-terra, maria-fita e trinca-ferro. Além das aves, também foram encontrados quatro cágados-de-barbela. Ainda conforme a polícia, as aves apresentavam lesões no bico e na cabeça, que podem ter sido causadas pelas condições precárias de transporte.
Segundo o condutor do veículo, os animais seriam revendidos no município de Lauro de Freitas. Um Termo de Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi registrado contra o motorista. Ele deverá responder à Justiça pelo crime de tráfico de animais silvestres.
O veículo e os animais foram encaminhados para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Segundo o órgão ambiental, para cada animal transportado que estiver na lista de extinção, a multa é de R$ 5.000, e para os que estiverem fora da lista, R$500.
Foto: Divulgação / PRF
Tags:animais silvestres, PRF