Bahia ganha mais de 1.600 novos policiais militares

Dia de comemoração. A Vila Policial Militar do Bonfim (VPMB) ficou lotada de familiares na sexta-feira, dia 20/12, para prestigiar a solenidade de formatura de 976 policiais militares que concluíram o Curso de Formação de Soldados 2023.2, do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). Ao todo, em cerimônias que aconteceram de forma simultânea em outros Municípios baianos, foram 1.643 formandos.

O evento contou com a presença do governador, Jerônimo Rodrigues, do secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, do comandante-geral da PMBA, coronel Coutinho e de diversas autoridades civis e militares.

“Inicio minhas palavras agradecendo à PMBA. Completamos no próximo ano 200 anos de vida com muito vigor, tal qual o juramento de vocês. Vestir essa farda é uma responsabilidade muito grande. Reafirmo minha confiança em cada um. Sei que vocês se esforçaram muito e abriram mão de muitas coisas. Peço a Deus que oriente o caminho de vocês”, ressaltou o governador, Jerônimo Rodrigues.

Os 976 concluintes da Turma Subtenente PM Manoel Paixão dos Santos que participaram da cerimônia em Salvador, são de 11 núcleos de ensino da Capital e Região Metropolitana. O curso foi iniciado em 26 de dezembro de 2023.

“Os senhores e senhoras enfrentaram desafios, superaram barreiras e demonstraram resiliência e determinação. Esta conquista é fruto de muito esforço e representa uma vitória extraordinária, alcançada por poucos, em um dos concursos mais disputados do Estado e do País. Ao longo dessa jornada, os valores fundamentais da ética, cidadania e respeito aos direitos humanos foram profundamente enraizados. Agora, inicia-se uma nova etapa: vestir a farda com orgulho, honrar o compromisso de proteger e servir, e levar segurança às ruas da Bahia”, destacou o comandante-geral.

Durante a solenidade, foi realizada homenagem ao patrono da turma, falecido em março de 2024. O subtenente Manoel Paixão dos Santos, conhecido na corporação por “sensei Paixão”, se destacou como monitor e instrutor de defesa pessoal, tendo ministrado aulas para inúmeros policiais nos cursos de formação. O filho dele, o tenente coronel RR Gilson Paixão, recebeu a condecoração.

Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM

Fotografia/Fonte: SSP-BA

Tags:,