Notícia doce. A Bahia, ocupa o quinto lugar no ranking nacional e se destaca com uma produção anual de 4.911.062 (quase 5 milhões), de quilos de mel, dos quais 82% são provenientes da agricultura familiar.
Para o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, o crescimento da apicultura na Bahia é notável. “A atividade da apicultura aqui na Bahia vem se consolidando a cada ano. Os investimentos que o Governo do Estado da Bahia vem fazendo para esse segmento são fundamentais. A produção tem crescido anualmente graças a esses investimentos e ao potencial da apicultura para gerar oportunidades, especialmente no Semiárido baiano, onde muitas vezes essa é a única fonte de renda para famílias rurais”.
Um exemplo de sucesso é o da Cooperativa Agropecuária dos Agricultores e Apicultores do Médio São Francisco (Coopamesf), localizada em Ibotirama. Inaugurado pelo Governo do Estado em 2023, o entreposto, sob gestão da cooperativa, é essencial para a comercialização do mel produzido no Oeste, que é vendido com a marca Velho Chico. O empreendimento foi viabilizado com um investimento de R$ 3 milhões e 100 mil, destinados à construção do entreposto, aquisição de equipamentos, kits de produção apícola e implementação de identidade visual.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fonte: Ascom-CAR
Fotografia: André Frutuôso/Ascom/CAR
Tags:Bahia, MEL, PRODUÇÃO DE MEL