
Olha aí. O Governo do Estado iniciou em Cachoeira, as celebrações da Independência da Bahia. Conforme determina uma lei estadual de 2007, a sede do poder Executivo baiano é transferido simbolicamente ao município por ter sido palco dos primeiros movimentos populares e políticos, em 25 de junho de 1822, que fortaleceram a luta contra o domínio português. A cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira, dia 25/6, foi conduzida pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).
“Essa é uma data que nos lembra a força do povo baiano na conquista da Independência. E é muito simbólico que essa luta tenha começado aqui, com o povo de Cachoeira se levantando contra a dominação. Ao transferirmos a sede do governo para cá, reafirmamos nosso compromisso com a valorização da história e com o fortalecimento da identidade do nosso povo. Que esse gesto ajude também a inspirar as novas gerações a conhecer e respeitar o caminho que percorremos até aqui”, afirmou.
A programação contou com alvorada de fogos, hasteamento das bandeiras, cortejos culturais e celebrações religiosas. Um dos destaques foi o Solene Te Deum, canto litúrgico celebrado há 196 anos na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em homenagem aos heróis das batalhas de 1822. Grupos culturais, estudantes e autoridades dos três poderes participaram dos atos.
A Independência da Bahia é celebrada no dia 2 de julho, que marca a vitória decisiva sobre as forças portuguesas na região, consolidando a separação política do Brasil de Portugal em 1823. O evento teve papel importante na história da Independência do Brasil, apesar de ter sido proclamada em 1822, para a libertação definitiva da Bahia do domínio colonial.
Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM
Fotografia: Joá Souza/GOVBA