De braços cruzados. Os servidores penitenciários irão paralisar as atividades em todo o Estado da Bahia por tempo indeterminado a partir da próxima quinta-feira, dia 15. De acordo com nota divulgada à imprensa, pelo Sindicato dos Penitenciários da Bahia (Sinspeb-BA), será declarada greve geral. A decisão foi tomada por unanimidade após consulta de representantes de todas as unidades prisionais em assembleia realizada no último sábado, dia 10.
Uma das exigências da categoria é a realização de concursos públicos para agentes penitenciários, pois segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), é recomendado a proporção de 5 detentos para um agente enquanto a realidade é de cerca de 255 presos para cada agente, fato que deixa a vida dos trabalhadores em perigo. As demandas enviadas ao Secretária de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), para negociação são reivindicações já antigas e que não são resolvidas.
Além de pedir por melhorias nas estruturas das penitenciárias, celas, áreas de segurança, área administrativa e alojamento dos agentes.
Os penitenciários explicaram que a greve será mantida até que o Estado regularize, minimamente, as condições de trabalho nas unidades prisionais atendendo aos principais itens da pauta.
Foto: Reprodução
Tags:agentes penitenciários, greve