Adab autoriza funcionamento de novo frigorífico para bovinos e outras espécies em Jeremoabo

Emprego e renda. Após a realização do abate teste e cumprimento das normas sanitárias, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) autorizou o funcionamento de um novo frigorífico na Cidade de Jeremoabo, no Norte da Bahia, que atenderá também a toda a Região Norte. O Frigo Jeremoabo recebeu do órgão certificado de registro para operar com capacidade de abate de 300 bovinos por dia, podendo abater 100 reses das demais espécies (ovinos, caprinos e suínos). A expectativa é gerar 800 empregos diretos e indiretos.

“Esse passa a ser nosso 42º abatedouro credenciado no Estado para abate de animais de grande e médio porte, gerando emprego e renda e inserindo toda a cadeia produtiva. A unidade industrial, com produtos de qualidade garantidos pela Adab, dará toda a segurança necessária ao consumidor”, declara o diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz.

Um trabalho que vem sendo construído, ao longo dos últimos anos, sempre em parceria com empresários que desejam implantar uma unidade de abate dentro do Estado. Muito emocionado, o proprietário José Agnaldo lembrou sua trajetória profissional e a realização do sonho, agora materializado. “Estou muito feliz em poder colaborar com o desenvolvimento do setor e contribuir com a melhoria da saúde de toda população da região. Destaco ainda o papel fundamental da equipe de Inspeção Sanitária da ADAB que, desde a avaliação do terreno, ao projeto arquitetônico, até este momento de liberação do registro, esteve sempre com sua equipe técnica contribuindo para os ajustes e adequações necessárias ao melhor funcionamento da unidade”.

Combate à clandestinidade do abate

Com uma população aproximada de 40 mil habitantes, Jeremoabo está situado no Território de Identidade Semi-árido Nordeste II, que é polarizado por Ribeira do Pombal, onde a Adab possui uma sede. Jeremoabo e Cidades vizinhas têm grande potencial para atividade pecuária, como a produção de leite e a criação de ovinos e bovinos para corte.

Para o diretor da Adab da área de Inspeção de Produtos de Origem Agropecuária, José Ramos, o novo abatedouro multiespécies vai atender também àqueles que têm animais de produção e todos que vivem da atividade de venda de produtos cárneos, com o abate regularizado, ajudando a combater a clandestinidade.

“É de suma importância quando temos um equipamento estruturado, que atende às normas sanitárias e garante o controle higiênico sanitário dos produtos que estão sendo produzidos nessas unidades, com acompanhamento e fiscalização da Adab”, ressalta Ramos.

Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM

Fotografias/fonte: ADAB

Tags:, ,