Quinze pessoas foram presas pela 2ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), com sede em Alagoinhas, durante operação para o cumprimento de 34 mandados de prisão preventiva e 34 mandados de busca e apreensão, na quinta-feira (17), nas cidades de Rio Real, na Bahia, e Indiaroba e São Cristóvão, em Sergipe. A polícia sergipana também participou do evento, que mobilizou 140 policiais civis baianos, entre delegados, investigadores e escrivães, além de mais de 30 viaturas.
De acordo com o delegado Jobson Lucas Marques, titular da Delegacia Territorial (DT), de Rio Real, que esteve à frente da operação, os presos integram uma organização criminosa que estava sendo investigada há mais de 10 meses por suas equipes. Com sede naquela cidade, a quadrilha é responsável por mais de 20 homicídios, todos de traficantes rivais ou usuários com dívidas de droga. O bando também está envolvido com roubos, torturas, sequestros e extorsões. Dez quilos de maconha e outras 300 trouxas da droga foram apreendidos, além de oito papelotes de cocaína, uma arma e 11 celulares.
A organização, composta por aproximadamente 40 integrantes, possuía, segundo o delegado, uma hierarquia estruturada, com divisão de tarefas delimitadas e poder de intimidação. Liderada por André Luiz Conceição Ferreira, que está preso no Presídio de São Cristóvão, em Sergipe. Ele comanda a organização por meio da companheira Iraíldes, vulgo “Tico”, que repassa as ordens ao grupo. O braço direito de André era “Alex Neguinho”, residente em Indiaroba, e principal alvo preso na operação.
PRESOS
Os demais presos são: Francisco, vulgo “Seriguete”, Igor, vulgo “Gordo”, Tailan, vulgo “Pezão, Ricardo Paulo, Vulgo “Ricardo do brega”, Renilton, vulgo “Cheiro”, Enrique, vulgo “Tchuk”, Adson Goes, Ricardo Paulo, vulgo “Ricardo do Brega”, Jânio de Jesus, Eunice Felícia, Alecí, Rosilange, Jossilene e Clécia. Os mandados foram expedidos pela Comarca de Rio Real.
O delegado Jobson Marques lembra que, antes desta operação, outros seis integrantes da organização criminosa já haviam sido presos em ações diversas da Policia. São eles: Ícaro, vulgo “Zumbi”, Cristiano, vulgo “Barriga”, Carlos Alexandre, vulgo “Serrote”, Adriano e Gleidson, vulgo “Formiga”.
A operação contou com a participação das equipes das delegacias territoriais (DTs) de Rio Real, Catu, Olindina, Itapicuru, Esplanada, Aporá, Acajutiba, das delegacias de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Alagoinhas e Feira de Santana, da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (CATI), do Departamento de Polícia do Interior (Depin), do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), da Coordenação de Operações Especiais (COE), das 1ª e 2ª Coorpins, de Feira e Alagoinhas, respectivamente, Polinter, Serviço de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (SSP/BA) e equipes da GERB, da Polícia Civil de Sergipe.
Foto/fonte: Ascom Polícia Civil/SSP/BA
Tags:Bahia, bandidos presos, quadrilha desarticulada, Rio Real, Sergipe, Traficantes