Mais água tratada e rede de esgoto vão melhorar a qualidade de vida da população do extremo sul baiano. Em Mucuri já está autorizado o início das obras de ampliação do sistema de abastecimento de água (SAA) da sede e do distrito de Itabatã, que também receberá um novo sistema de esgotamento sanitário, como anunciou o governador Rui Costa, neste sábado (17), durante visita à região. Ainda no município, ele entregou obras de pavimentação realizadas em diversas ruas e cinco unidades básicas de saúde (UBS), na sede e no interior.
Somadas, as obras de saneamento e abastecimento de água terão um investimento de R$ 2,8 milhões, com recursos da Empresa Baiana de Saneamento (Embasa) e devem melhorar o acesso à agua e rede de esgoto para mais de cinco mil famílias. “É mais uma etapa importante a autorização dessas obras. A nossa meta é chegar a 100% de coleta e tratamento de esgoto. Apesar de ser uma obra que fica escondida, esgotamento sanitário significa saúde e cuidado com o meio ambiente. Além disso, vamos caminhando também para dar segurança hídrica no abastecimento”, afirmou o governador sobre o impacto positivo da ação na qualidade de vida dos moradores.
Serão aproximadamente 30 mil pessoas beneficiadas por essas duas intervenções, acrescentou Cássio Peixoto, titular da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), que participou do evento com o governador Rui Costa neste sábado (17).