Acordo fechado para o metrô andar

20130405-122851.jpg

Agora sai? Em um rápido encontro na manhã desta sexta-feira, dia 5, o governador Jaques Wagner e o prefeito ACM Neto fecharam um acordo que se arrastava havia mais de 12 anos sobre a construção do metrô de Salvador. Pelo acordo, a Prefeitura repassa ao estado a Companhia de Transporte de Salvador (CTS), empresa que administra o sistema de transporte sobre trilhos na capital baiana. “Fizemos o que foi melhor para Salvador e para o cidadão”, afirmou o prefeito ACM Neto, após o encontro. O acordo também estabelece que a Estação da Lapa será gerida pela Prefeitura e a Estação de Pirajá fica com o estado.
O governador Jaques Wagner também comemorou o entendimento. “Parabéns para a maturidade da política baiana”, acrescentou. Wagner disse ainda que a Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal devem regulamentar a parceria entre as duas administrações e que, em seguida, o governo vai iniciar o processo de licitação da Linha 2.
Segundo o prefeito, o acordo, que será assinado na próxima segunda-feira, vai viabilizar a complementação da Linha 1 e a construção da Linha 2. “Temos de celebrar a habilidade política do governo e da Prefeitura. Cada parte cedeu um pouco para resolver o problema. Estou muito feliz porque, em menos de 100 dias no cargo, consegui equacionar com o governo um problema que estava causando muitos transtornos para a população”.
ACM Neto disse também que a tarifa de integração será de R$1,10, valor que o sistema de metrô vai repassar para o sistema de ônibus por passageiro que utilizar o trem. O prefeito afirmou, ainda, que a tarifa do metrô ainda será definida. “As tarifas de ônibus são de responsabilidade da prefeitura e não terão aumento este ano”, afirmou Neto.

Foto e fonte: Ascom/Prefeitura de Salvador