Caminhada celebra centenário do samba em Salvador

caminhada_samba

Uma grande festa antecipa o centenário do samba neste final de semana em Salvador. Promovida pela União de Entidades de Samba da Bahia (Unesamba) e com apoio financeiro e institucional da Prefeitura, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), a 10ª Caminhada do Samba acontece das 14h às 20h deste domingo (29), na Praça do Campo Grande, e contará com a participação de nove trios elétricos comandados pelos blocos Alerta Geral, Alvorada, Amor e Paixão, Vem Sambar, Proibido Proibir, Reduto do Samba, Pagode Total, Samba Popular e Q Felicidade.

A organização tem a expectativa de receber cerca de mil pessoas no evento, que em 2014 levou mais de 800 sambistas para a avenida. Dentre as atrações musicais da festa estão Nelson Rufino, Grupo Movimento, Batifun, Catulê, Miudinho, É O Tchan, Viola de 12, Deny Palma, Jú Moraes, A Grande Família, Paparico, Grupo Bambeia e convidados.

A festa, entretanto, terá início nesta sexta-feira (27), com a primeira edição do “Samba na Praça”, que ocorre das 18h às 22h, também no Campo Grande e contará com as presenças dos sambistas Aloisio Menezes, Neto Bala, Gal do Beco, Cláudia Costa, Diamba e André Fanzine. “No sábado (28), a folia continua no mesmo local, com mais uma atração para a semana do samba, que é o ‘Samba de Verdade’, a partir das 17h”, informa Fernando Rufino, diretor da Unesamba.

Os eventos de hoje e de sábado têm acesso livre, mas quem tiver o interesse de desfilar vestindo a camiseta de algum dos blocos envolvidos na festa poderá, além de se divertir, ser também solidário. Isso porque os blocos filiados à Unesamba vão trocar seus abadás por latas de leite em pó, que serão destinadas a instituições beneficentes da capital. Os interessados devem buscar maiores informações através da central de informações da Unesamba (3329-6949) ou na sede do bloco Alerta Geral, na Rua Direita da Piedade, 14, em frente à Igreja de São Raimundo.

Serviços – Para garantir o bem-estar dos foliões que vão curtir os festejos em homenagem ao samba e a segurança do patrimônio público, a Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção a Violência (Susprev) disponibilizará um efetivo de 60 Guardas Municipais na Praça do Campo Grande, no domingo.

A Limpurb atuará na limpeza das ruas da Avenida Sete de Setembro. No total, 128 pessoas vão trabalhar na região que compreende o Largo do Campo Grande, Avenida Sete de Setembro (do Campo Grande à Praça Castro Alves), Rua Forte de São Pedro, Praça Castro Alves e Rua Carlos Gomes e transversais a partir das 22h do dia da festa. Os agentes contarão com apoio de compactadores, caminhões pipa, caminhões e carros de apoio, realizando coleta, catação e varrição, além da lavagem das vias.

O público da caminhada vai contar com 140 sanitários químicos, sendo 44 masculinos, 82 femininos, 12 infantis e dois para portadores de necessidades especiais, que ficarão localizados nas ruas principais e nas transversais, desde o Largo do Campo Grande até a Praça Castro Alves.

A Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) também estará presente na festa, realizando a fiscalização dos níveis sonoros emitidos pelos trios elétricos. Além disso, agentes da Transalvador vão controlar o tráfego, auxiliar na travessia de pedestres e realizar fiscalização preventiva de estacionamento irregular no entorno da Praça Dois de Julho (Largo do Campo Grande).

Tráfego interditado – O tráfego de veículos será interditado das 21h de sábado às 21h do domingo no Largo do Campo Grande, na via que margeia a Praça 2 de Julho (trecho ao lado do Hotel Sheraton). Também no domingo (29), o trânsito será interditado das 12h às 21h na Rua Forte de São Pedro, Avenida Sete de Setembro (Mercês, Rosário, Piedade, São Pedro e São Bento), Praça Castro Alves, Ladeira da Montanha, Rua Carlos Gomes, Rua Senador Costa Pinto e Avenida Sete de Setembro (Passeio Público). Os veículos que trafegam pela Ladeira da Montanha terão como opção seguir pela Avenida Lafayette Coutinho (Contorno), Rua Banco dos Ingleses e o Largo do Campo Grande.

O estacionamento será proibido no domingo, das 6h às 21h, nas seguintes vias: Rua Forte de São Pedro, Avenida Sete de Setembro (Mercês, Rosário, Piedade, São Pedro e São Bento), Praça Castro Alves, Rua Carlos Gomes, Rua Senador Costa Pinto e Avenida Sete de Setembro (Passeio Público).

Tags:,