Festa de Santa Bárbara movimenta o Centro Histórico; Confira as alterações no trânsito

santa-barbara

Para comemorar o dia de Santa Bárbara – Iansã para os adeptos do Candomblé -, a região do Centro Histórico, em Salvador, recebe milhares de devotos na manhã desta quinta-feira, dia 3, dia em que também dá inicio ao ciclo de Festas Populares da Bahia. Comemorado há mais de 300 anos, a festa dedicada à padroeira dos bombeiros e dos mercados começa logo cedo, às 6h, com uma alvorada de fogos de artifício.
Segundo a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), após a famosa alvorada, os fiéis participam de uma missa campal em homenagem à santa, às 8h, no Largo do Pelourinho. Em seguida, seguem em procissão no Centro Histórico pelas ruas Gregório de Matos, João de Deus, Terreiro de Jesus e Ladeira da Praça. O trajeto vai até à corporação do Corpo de Bombeiros, localizado na Barroquinha, onde uma homenagem à santa ocorre.
Após às honrarias realizadas na Barroquinha, os devotos retornam para o Largo do Pelourinho, seguindo pela Baixa dos Sapateiros e Rua Padre Agostinho. No trajeto, eles agradecem e renovam os pedidos de bênçãos e graças.
Para dar apoio aos festejos, um esquema especial envolvendo diversos serviços foi montado. Na área de limpeza, a Limpurb disponibilizou 60 profissionais entre agentes, chefes de operação e encarregados, e sete equipamentos como compactadores, caminhões para coleta de resíduos e três caminhões-pipa para lavagem dos logradouros.
O público também contará com 41 sanitários químicos, sendo 12 masculinos, 26 femininos e três infantis, distribuídos nas praças da Sé, Tereza Batista e Pedro Arcanjo, além do Largo do Pelourinho, Mercado Santa Bárbara e São Miguel.
A Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev) estará presente com 20 guardas municipais do Grupo de Atenção ao Turista (GAT), para ações de prevenção à violência e proteção ao patrimônio público. Para o atendimento médico, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai disponibilizar uma ambulância do Samu no local para casos de urgência e emergência, além de estarem em prontidão as unidades de saúde 24 horas e as unidades de Pronto Atendimento (UPAs) localizadas nos Barris, San Martin, Valéria, Periperi e Itapuã.
Já a Transalvador vai alterar o fluxo de veículos no Centro Histórico entre 7h e 16h. Nesse período, o tráfego será completamente interditado na Ladeira da Praça, entre a Rua José Gonçalves e a Avenida J.J. Seabra. Haverá ainda interdição progressiva de vias, a partir das 8h, para procissão que sai do Largo do Terreiro de Jesus, seguindo pela Praça da Sé, Rua da Misericórdia, Ladeira da Praça, Avenida J.J. Seabra (Baixa dos Sapateiros), Rua Padre Agostinho (antiga Rua Baixa dos Sapateiros / Museu Casa do Benin), com chegada ao Largo do Pelourinho. Os veículos com destino à Avenida J.J. Seabra terão como opção de tráfego a Rua Miguel Calmon, Praça Riachuelo, Avenida Jequitaia, Túnel Américo Simas, Avenida Presidente Castelo Branco, chegando à J.J Seabra.

 

Foto: Reprodução

Tags:, ,