Conflito entre índios e fazendeiros deixa clima fervendo no Extremo-Sul da Bahia

20140502-062227.jpg

Pressão, pressão. A invasão de quase 10 propriedades rurais por índios pataxó, na área fronteiriça das Cidares de Itabela, Porto Seguro e Prado, na semana passada, criou nova área de tensão na Bahia.
Além de ocupar as fazendas, os indígenas cercaram estradas que dão acesso às propriedades rurais e ao assentamento Terra Nova, impondo restrições à passagem de pessoas. Algumas famílias que não deixaram suas casas estão se sentindo aprisionadas e até ameaçadas de morte.
Com a invasão, os índios desejam pressionar o governo federal a apressar a demarcação de terras consideradas indígenas na região. Os índios reivindicam uma área de 54 mil hectares.
Em resposta, cerca de 150 fazendeiros e assentados fecharam a rodovia BR-101 por mais de três horas, sábado passado, em São João do Monte (Montinho). Alguns atritos foram registrados, porem, não houve mortes.
Chamada para intervir, a Polícia Federal esteve no local, apaziguou os ânimos e realizou, esta semana, uma reunião em Porto Seguro, quando as partes decidiram esperar por uma solução nos próximos dias. O delegado da Polícia Federal Florisvaldo Renovato teme um confronto.

Foto: Reprodução

Tags:, , ,