Inema aponta mais de 10 praias impróprias para banho em Salvador

Abra o olho. O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) classificou 13 praias de Salvador como impróprias para banho no boletim divulgado nesta sexta-feira (21/8). Outros 23 pontos foram considerados próprios.

Praias impróprias para banho

O Inema recomenda evitar o banho nos seguintes pontos:

  • São Tomé de Paripe
  • Tubarão
  • Periperi
  • Penha
  • Bogari
  • Bonfim
  • Boa Viagem
  • Roma
  • Cantagalo
  • Armação
  • Boca do Rio
  • Corsário
  • Patamares

Praias próprias para banho

Entre os 23 pontos considerados adequados estão:

  • Pedra Furada
  • Contorno
  • Porto da Barra
  • Forte de Santa Maria
  • Farol da Barra
  • Ondina
  • Rio Vermelho
  • Buracão
  • Amaralina
  • Pituba
  • Piatã
  • Placaford
  • Itapuã
  • Farol de Itapuã
  • Stella Mares
  • Praia do Flamengo

Alguns desses locais possuem mais de um trecho monitorado pelo órgão.

A avaliação considera a presença da bactéria Escherichia coli (E. coli), utilizada como indicador de contaminação fecal. O monitoramento leva em conta amostras coletadas ao longo de cinco semanas, e a classificação é atualizada semanalmente.

Bahia

Em todo o litoral baiano, o Inema analisou 147 pontos em sete regiões costeiras. Deste total, 101 foram considerados próprios para banho, o equivalente a 68,7% dos locais monitorados.

O órgão também recomenda evitar o banho durante e logo após chuvas intensas, quando resíduos e outros contaminantes podem ser levados pelas galerias pluviais para o mar. A orientação é ainda não entrar na água próxima a saídas de esgoto, rios urbanos, córregos e canais de drenagem.

Siga @sitehoradobico NO INSTAGRAM

Fotografia: Manu Dias/GOVBA